quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Farinhas Funcionais - Benefícios e Dicas de como Usar

Oi gente!! Bom dia!!

Quem me acompanha sabe que adoro os efeitos das farinhas funcionais, já falei delas aqui no blog várias vezes mas muita gente ainda tem dúvida!
Então vou resumir um pouco as que eu mais uso e vou dar dicas de como usara também.

Vamos lá?



Farinha de Feijão Branco

 Ela tem uma glicoproteina chamada faseolamina que impede a absorção do carboidrato! Ou seja, quando você usa a farinha você ajuda seu corpo a metaboliz melhor o carbo de outros alimentos e até mesmo, diminui a aborção do que vc está ingerindo! Ela é super indicada para colocar em receitas que vão muito carboidrato ou vc até pode tomar essa farinha 30 min antes de comer pois ela vai te ajudar a absorver o carbo da refeição. E ela também faz o intestino funcionar!! Até brinco com meus pacientes que ela é um xenical natural! Manda fora a gordura mesmo!



Farofa Funcional de Farinha de Feijão Branco
sem glúten, sem trigo

Ingredientes:
2 colh de sopa (cs) de farinha de semente de linhaça
2 cs de farinha de feijão branco
2 cs de farelo de arroz
2 cs de gergelim torrado e triturado
1 xic de c...há de castanhas variadas trituradas em pedaços
1 cs de semente de melão torrado e triturado ( essa não encontra pra vender, tem que fazer em casa).
Modo de Preparo:
Torre todas as sementes e as castanhas por 15 min em forno médio. Triture no liqüidificador separadamente. Misture com as outras farinhas e coloquei na salada ou no iogurte!

Benefícios: diminuição o índice glicêmico e da absorção de carbo! 



Farinha de Laranja

Essa farinha é rica em citrus aurantium que é um composto que ativa e acelera o metabolismo! Por ser rico em fibras, melhora o intestino e diminui a absorção de açúcar e de gordura tb! Sugiro colocar antes do exercicio na fruta ou no suco ou em qualquer receitinha pré-treino!


Suco Antioxidante com Farinha de Laranja

Ingredientes:
100 ml de água de coco
suco de 2 laranjas
2 colh de sopa de cenoura ralada
1 colh de sopa de farinha de laranja

Modo de Preparo:
Bata tudo no liqüidificador e sirva. Um tapa no radical  livre e na gordura!






Farinha de Maracujá

Ela é um bloqueador de gordura natural e é excelente para diminuir o açúcar no sangue seja por quantidade de carboidrato da dieta, seja por diabetes e resistência a insulin...a mesmo! Meninas com SOP deveriam tomar na veia!! Ela é rica em fibras e pobre em carboidratos, pois isso é a mais indicada para controle da glicemia, sendo uma aliada para os diabéticos tipo 1 e 2. A farinha da casca de maracujá é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel que tem a capacidade de reter água formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico, ou seja, promove sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento, e melhora o trânsito intestinal. você pode usar nas preparações em geral, sucos e até 30min antes das refeições! Depende! Experimente! Sua gordura vai diminuir! tem info no blog, é só procurar!








Vamos usar o bloqueador de gordura? Anota aí:

Suco Anti-gordura:

Ingredientes:
1 fatia de mamão
1 colh de sopa de farinha de maracujá
1 colh de sopa de farinha de linhaça
4 ramos de salsinha
1 copo de água

Modo de Preparo:
Pode tomar no desjejum ou a noite, porque ...funciona como estimulante do fígado tb ( a gordura fica lá).






Farinha de Amora

Ela é rica em antioxidantes como a antocianina que combate o radical livre, melhora a circulação pois é um polifenol e retarda o envelhecimento da pele. Pra quem faz exercício é fundamental também pois no ...exercicio liberamos muito radical livre! Se você tem mais de 25 começa a usar e se você tem mais de 50, use todos os dias! 1 ou 2 colh de sobremesa por dia é suficiente!







Red Velvet Shake

Ingredientes:
200 ml de suco de uva sem açúcar, sem adoçante e sem conservante
1 colh de sopa de quinua em flocos
2 de sobremesa de farinha de amora
100 ml de leite de arroz ou coco.

Modo de Preparo:
Bata tudo no liqüidificador e sirva! excelente pré-treino ou serve para um café da manhã!





Farinha de Coco

A farinha de coco é obtida a partir da extração do óleo de coco e sua vantagem é que ela é rica em fibras e sub...stitui a farinha de trigo e o leite em preparações, sendo um aliado na intolerância ao glúten e à lactose. Ajuda nos níveis de glicose e gordura no sangue e por isso é super indicada em cardápios para emagrecimento e perda de gordura corporal! Além disso promove muita saciedade! Pra usar sem medo!




Granola Funcional de Coco
sem trigo, sem glúten

Ingredientes:
5 cs de farinha de coco
5 castanhas do pará picadas
10 amêndoas picadas
5 colh de sopa de flocos de quinua
5 colh de farinha de linhaça dourada

Modo de Preparo:
Misture tudo e coloque um pouco de xarope de agave. Coloque no forno por 5 min em temperatura alta! Guarde em pote bem fechado e sirva sobre iogurtes e frutas. Café da manha completo sem precisar do pão sem graça e sem nutrientes! 




Farelo de Aveia


E vamos aos benefícios do farelo de aveia: ele é ótima para baixar colesterol ruim, fornece carboidrato de baixo índice glicêmico e é muito boa para o intestino. O farelo de aveia contém beta-glucanas que é um agente hipocolesterolemiante,... pois absorve os ácidos biliares e é eliminado pelas fezes. Além disso, a aveia é riquíssima em fibra solúvel, que é um tipo de fibra que age como vassourinha no sangue, reduzindo colesterol e controlando o açúcar no sangue, sendo um aliado no combate ao diabetes. A FDA (Foods and Drugs Administration), órgão que regulamenta os alimentos e medicamentos nos Estados Unidos reconheceu a eficiência da ingestão de diária de 3 gramas de fibras solúveis na redução dos riscos de doenças coronarianas, assim, pode-se dizer que a aveia é realmente eficaz. Em 100g de aveia podemos encontrar em média 10,3g de fibra, ou seja, a composição de fibras num simples grão como a aveia, é de 7% a 12%. As fibras estão relacionadas também ao bom funcionamento intestinal e ao lento esvaziamente estomacal, pois são digeridas mais lentamente, prologando a sensação de saciedade e dessa maneira, controlando a fome. Melhorando o trânsito intestinal, pode-se destacar a melhora da pele, do humor, auxilia na perda de peso e na eliminação de toxina pelo organismo. Perfeita, não?? Comece a usar já! Rs




Bolo de laranja funcional de Farelo de Aveia
sem trigo, sem ovo e sem leite

Ingredientes
1 xícara de farelo de aveia
4 colh de sopa de agave
1 xic de suco de laranja
2 colh de sopa de óleo de coco liquido
2 colh de sopa de farinha de chia hidratada na água - vai formar uma pastinha)
1 colh de chá de fermento.
Coloque tb uvas passas a gosto! Eu coloco bastante pq adoro!
Modo de Preparo:

Misture tudo e coloque nas forminhas de silicone, 25 a 30 min no forno quente. Delicia!!

Esse bolinho é ótimo para quem tem colesterol alto, pra um pré ou pós-treino (depende) e para quem quer aumentar a imunidade e para quem quer queimar gordura!



Ufa!! Muita informação bacana, né? Agora quero ver alguém me falar que não consegue usar as farinhas! Vamos inventar pessoal! Se não der certo na primeira, na segunda dá! rs
beijosss

25 comentários:

  1. Olá doutora adorei essas dicas são maravilhosas!!!Gostaria de saber se tomar o suco de couve com gengibre,maçã e a chia pode fazer mal,pois faço tratamento de lúpus e hipotirodismo e estou acima do peso,posso bater a chia junto ou coloca depois que virar o gel?Obrigado pela atenção Deus de abençoe!! beijos****************

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Couve não é bom pra vc! Atrasa o funcionamento ainda mais da tireóide. Então coloque agrião que é melhor!
      Sobrea chia, pode bater junto.
      bjssss

      Excluir
  2. Olá!
    Não tomo leite e gostaria de saber de posso tomar o leite de coco. Tenho colesterl alto, teria problema? Ouvi dizer que leite de coco faz bem p/ saúde!
    Adoro esse blog! Entre aqui mais do que uma vez por dia! Ficando viciada rs
    Bjs,
    Lais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tomar! E tente leite de arroz, leite de amêndoa! Dá pra fazer em casa.
      E obrigada por acompanhar!:)
      bjsss

      Excluir
  3. Ola Dra, primeiramente parabéns pela iniciativa do
    Blog!
    Vi uma reportagem sua sobre a utilizaçao do óleo de coco 30 min antes e depois da atividade física. Treino 4x por semana e gostaria de saber: preciso ingerir o óleo tds esses dias pra obter bom resultado (pois já tentei de tudo, devo estar no chamado efeito plato)? Costumo tomar whey após os treinos, daí eu tomaria whey+óleo ou só o óleo? E, por fim, como posso tomar esse óleo (com bolacha, chás, sucos) pq tem um gosto muito ruim hahah. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, como vc já treina, vc pode usar o óleo de coco antes do treino, uns 40min mais ou menos. Pode ser em pão integral sim! Depois vc só usa whey com água. E depois de 40 min carboidrato com proteína.
      beijossss

      Excluir
  4. Ola Dra, primeiramente parabéns pela iniciativa do
    Blog!
    Vi uma reportagem sua sobre a utilizaçao do óleo de coco 30 min antes e depois da atividade física. Treino 4x por semana e gostaria de saber: preciso ingerir o óleo tds esses dias pra obter bom resultado? (pois já tentei de tudo, devo estar no efeito plato). Costumo usar whey após os treinos, preciso suspende-lo ou uso whey e o oleo? Posso ingerir o oleo com paes e bolachas (pois ele tem um gosto muuuito ruim)?
    Obrigada pela atencao!

    ResponderExcluir
  5. Dra. Fernanda
    Minha amiga está fazendo um tratamento que chama auto-hemoterapia e disse que é para ajudar na imunidade. Achei estranho rs. A senhora tem alguma opinião sobre isso?
    Abraços,
    Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, conheço mas ainda não tenho opinião. Preciso estudar mais sobre isso.
      Pensei até de fazer no meu cachorro porque ele é muito alérgico, mas tb não fiz por não saber ao certo e não confiar.
      Mas vou dar uma olhada.
      bjsss

      Excluir
  6. Dra. Tenho uma duvida referente a introducao alimentar e como vc pede para postar no post mais recente aqui a coloco. Posso dar batata doce para um bebê entre 6 e 9 meses? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim!
      Já viu a lista que eu montei um tempo atrás?

      http://www.drafernandagranja.com/2010/09/introducao-alimentar-para-bebes.html

      bjssss

      Excluir
    2. Sim, já havia visto. Mas como nao tinha lá a batata doce resolvi perguntar...obrigada!

      Excluir
  7. Doutora muito obrigado pela sua resposta,devo tomar esse suco em jejum?E sobre a biomassa da banana verde tem algum problema para quem trata de hipotirodismo,mais uma vez obrigado espero a resposta beijos***********

    ResponderExcluir
  8. Doutora esqueci de perguntar qual a quantidade de agrião que devo colocar na substituiçao pelo o couve por causa do hipotireoidismo e se posso tomar todos os dias em jejum?Desculpe e beijos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, se poder me salvar agradeço muito, tenho 1,60 65kg e 30 anos, infelizmente tive que sair da academia pois escolhi entre estudar mais,como posso perder uns quilinhos e manter. OBs: sou saudável, meus exames estão tds ótimos

    ResponderExcluir
  10. Olà Dra. tenho trinta anos 1,60m e 65kg, não estou malhando pois escolhi estudar mais nesse momento, sou péssima para perder peso sem malhar, meu dia é corrido saiu as 6:00 e só retorno as 23:00, como posso me alimentar melhor e perder algum peso? E manter é claro rsrs. Fazer exercício só no final de semana pode? Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  11. Fernanda náo consigo tomar os suco nos horários certo sempre tenho duvida...por exemplo o suco antigordura que momento devo tomar?

    ResponderExcluir
  12. OLA DRA. EU MALHO DE MANHA ,E NAO SEI O Q COMER DE MANHA ANTES DE MALHAR,EU QUERO PERDER PESO TENHO 1,58 ATURA PESO 59 ,E QUERO DEFINIR ,EU ESTAVA COMENDO DANONE COM FARINHAS ,ANTES DE MALHAR ,MAS NAO VEJO RESULTADO,BEIJOSS

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite, Dra Fernanda! Adoro seu blog...
    Gostaria muito de aprender a fazer o iogurte natural em casa que foi comentado em um dos seus vídeos...
    Meu e-mail é : solsilva077@gmail.com

    Grata e parabéns pelo seu trabalho!

    Solange

    ResponderExcluir
  14. Dra. pessoas que amamentam podem consumir as farinhas funcionais e/ou termogênicas?

    ResponderExcluir
  15. Dra Fernanda já li umas 10 vezes este post, mas continuo com uma dúvida. Fiz uma farinha juntando várias farinhas, 1 CS de cada: côco, beringela, banana verde, maracujá, uva, laranja, maça, acerola, germén de trigo, gergelim, feijão branco, colágeno e semente de linhaça dourada e chia. Outra farinha juntando:levedura de cerveja, guaraná em pó, quinua, cacau em pó e amaranto. Tomo todo dia 1 CS da primeira farianha e 1 CC da segunda numa vitamina com banana e leite desnatado. A dúvida: deveria reduzir o número de ingredientes da 1º farinha para predominar alguns ingredientes, por serem mais saudáveis ? ou tudo bem a diversidade ?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Doutora,
    Faço tratamento de hipoglicemia reativa e colesterol.
    Gostaria de saber qual a quantidade diária que devemos consumir de farinha funcional e qual o horário para se consumir termogênicos.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Doutora
    Recentemente descobri que estava tendo crises de hipoglicemia e que meu colesterol estava elevado.
    Passei a consumir algumas farinhas como por exemplo:
    Farinha de feijão branco,farinha de berinjela e farinha de banana verde.
    mas tenho dúvidas pois vi comentários que a farinha de feijão branco não pode ser consumida ppr mais de trinta dias e as demais eu quero saber se não agrava hipoglicemia.

    ResponderExcluir
  19. Dra adorei as dicas sou diabetica tipo 2 vou seguir la obrigado

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!