segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Revista Pense Leve - Café da Manhã, o segredo para viver bem #materiadecapa #julho

Oi pessoal!!

Nesse mês de julho eu também colaborei com a revista Pense Leve! A matéria de capa foi sobre Café da Manhã e meus pitacos estavam lá! A Pâmela também participou e a matéria ficou show!!






- O café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia? Se sim, por quê?
Todas as refeições são importantes, mas o desjejum merece atenção especial pois é a primeira refeição do dia após longo periodo de jejum. Nesse momento precisamos de vitaminas e minerais de boa qualidaede  e de energia vinda dos alimentos para não aumentar o cortisol, hormônio do stress.  O cortisol é um hormônio que em grande quantiadade aumenta a gordura corporal. OU seja, ficar sem café da manhã, engorda.
- Quais os prejuízos à saúde quando a pessoa não tem o hábito de consumir o desjejum?
Segundo a European Food Information Concil, o consumo de café da manhã tem um efeito significante no apetite e na quantidade de energia ingerida, assim como nas respostas metabólicas e hormonais a alimentos consumidos ao longo do dia.
Os resultados mostraram que aqueles que consumiram desjejum consumiram cerca de 17% menos energia na hora do almoço comparado àqueles que não realizaram esta refeição. Os que não realizaram desjejum relataram sentir mais fome e menos satisfeitos mesmo tendo consumido o lanche da manhã.
Além disso, a omissão do desjejum provoca resistência a insulina, pois maiores níveis de glicose e insulina são liberados após o consume do lanche da manhã.
Isso tem efeito de aumento da gordura corporal, pois insulina é um hormônio que quando liberado em grandes quantidades, aumentam a gordura abdominal. O corpo libera a enzima Lipo Lipase (LPL), que favorece o armazenamento do excesso de energia como gordura corporal e bloqueia a utilização da gordura como fonte de energia.
- O que o café da manhã ideal deve ter?
O café da manhã não precisa necessariamente ser uma grande refeição, mas sim uma porção de nutrientes capaz de estimular o metabolismo e fornecer nutrientes para as diversas funções específicas do momento.

1 porção de fruta
1 a 2 porções de carboidrato integral
1 porção de proteína
1 porção de gordura de boa qualidade

Ex: 1 fruta ou copo de suco
1 omelete ou 1 xícara de leite ou 1 fatia de queijo branco ou tofu
1 ou 2 fatias de pão integral ou bolo feito com farinha de trigo integral
Nesse caso não precisa de gordura, pois o ovo já contém

Frutas: ao natural, batida com leite ou suco para crianças ou misturadas com cereais.

Proteína: creme de ricotta ou cottage, manteiga ou creme vegetal light
Ovos ou Leite: omelete de claras e 1 gema, ou iogurte ou queijo, tofu

Pão: qualquer tipo, principalmente com farinha de trigo integral ou farinha de quinua ou farinha de chia, linhaça, banana verde, etc.
Cereais – flocos de quinua, flocos de amaranto, linhaça, gergelim, girassol são ótimos para um bom funcionamento do organismo
Geléias sem açúcar e sem adoçante, mel ou melado

Gordura de boa qualidade: castanhas, óleo de linhaça, azeite, oleo de abacate

Exemplo de Cardápio Ideal:
1 copo de suco de fruta (suco verde) com fibra (farinha de maracujá)
Torradas integrais (o primeiro ingredente no rótulo deve ser farinha de trigo integral) com oleo de abacate e tomte picado no forno
1 omelete de claras com queijo branco
Ou
1 copo de suco de uva com fibra (farinha de banana verde)
2 fatias de pão integral
1 fatia de queijo de soja (tofu) tenperoado com oleo de linhaça e sal marinho

- Para um país tropical como o Brasil, o consumo de alimentos como ovos, salsicha e bacon, por exemplo, está indicado?
O ovo é um alimento ideal para o consumo no café da manhã, pois é rico em vários nurientes (cerca de 22, inclusive a colina que ajuda na concentrição e memória, que tanto precisamos no começo do dia) e rico em proteína. Estudos sugerem que o consumo de proteina no começo da manhã diminui a fome e aumenta a saciedade ao longo do dia.
Salsicha e bacon apesar se serem alimentos ricos em proteina, são alimentos ricos em gordura também. E não são gorduras de boa qualidade como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, etc), são gorduras que promovem auimento do cholesterol e do peso.
- O que fazer quando a pessoa realmente não consegue comer de manhã, porque se sente enjoada, por exemplo? Em caso de um sintoma como este, o que pode tê-lo provocado?
Quando a pessoa não consegue comer de manhã, deve ser avaliado como está o fígado desse pessoa. Pessoas muito intoxicadas geralmente sentem nauseas e desconfortos de manhã. O ideal nesse caso, é comer pouco, mas comer alimentos de boa qualidade nutricional como fruta  e cereais ou fruta e castanhas. E não comer nada com leite, trigo ou soja que são alimentos que podem intoxicar ainda mais.








Coloquei uma palhinha pra vocês! Corre para comprar a revista!
beijossss

2 comentários:

  1. Boa tarde Dra Fernanda. Gostaria de dicas para o cafe da manha da minha Filha, Ela tem 21 anos e tem intolerância a lactose, uma das minhas duvidas é as contradições a respeito dos produtos de soja, Eu sempre procuro fazer suco verde todos os dias para ajudar na falta do cálcio. Aguardo a sua ajuda, desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o que meu marido pode comer nocafé da manhã,pois ele tem diabetes

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!