sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Coluna Cá Saudável - Bolo de Minuto com Calda de Cacau

Oi!!

Hoje é sexta ainda né gente??? Atrasei para postar porque foi hoje trabalhei muito e não consegui. Mas como ainda é sexta, é dia da Cá Saudável aparecer por aqui!

E ela mandou uma receita ótima para o final de semana! Bolo de Minuto com Calda de Cacau! Fiquei com água na boca!








Bolinho de Minuto com calda de cacau 
1 banana média 
1 colher de sopa cheia de farelo de aveia 
3 colheres de leite de amêndoas ( ou outro leite da sua preferencia ) 
1 clara
1 colher de café de fermento para bolo 
1 colher de sopa de cacau 
1 colher de sobremesa de stevia ( ou outro adoçante de sua preferencia, bem como quantidade) 
Água até dar ponto 

Modo de Preparo:
Amasse a banana ( deixe uma pontinha para decorar, corte em rodelas). Misture o farelo de aveia e o leite de amêndoas com a banana amassada, por ultimo o fermento. Coloque num pote de vidro, que possa ir ao microondas. 
Calda:
Coloque no fogo o cacau, o adoçante e a água até dar o ponto de calda.
Asse por 1:30 ou 2:00 minutos, depende da potência do seu micro. Retire, desenforme. Misture, numa xícara, os ingredientes da calda e leve ao micro por 30 segundos. Jogue por cima do bolinho a calda de cacau, decore com a banana em rodelas e castanha de caju picada. 

Deliciosamente fácil e gostoso. 



Beijo saudável da Cá e até semana que vem.


10 comentários:

  1. Olá. Minha dúvida é com relação ao ciclo circadiano. Quais são as precauções que o trabalhador noturno deve ter para um sono reparador e uma dieta saudável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, vc está no lugar errado, na hora errada! rsrsrsrs Deveria ser proibido trabalhos noturnos! rsrsrs
      Mas vamos lá: Vc precisa de qualquer maneira comer de 3 em 3 horas. Então quando todo mundo está jantando vc deveria almoçar. e ir fazendo os lanches noturnos de 3 em 3 horas. Como o figado trabalha a noite, vc tem que "almoçar" entre 19:00h e 20:00h para não atrapalhar.
      E depois tome faça outra refeiçào para não dormir de estômago vazio e não perder massa magra. Coma 3 horas antes de ir dormir.
      ajudei?
      bjs

      Excluir
    2. Ajudou. Na verdade eu entendo que esta coisa do ciclo é baseada em uma rotina, e isto é uma coisa que não tenho..... Tento fazer as refeições de 3 em 3 horas, mas ajustar isto com o horário que vou dormir, com a minha imposição pessoal de dormir 8 horas, com a minha atividade física após o trabalho e com os compromissos que tenho durante o dia torna-se uma equação bem complexa, que muda a cada dia.

      Excluir
  2. olá Dra. conheci seu blog ontem, atraves do programa Você Bonita. E fiquei impressionada quanto a fadiga adrenal, descobri que tenho vários sintomas, e hoje mesmo comecei a retirar alguns alimentos industrializados do meu cardápio. Irei procurar um médico funcional aqui no RJ, mas acho difícil. Enquanto isso você poderia me ajudar a tirar algumas dúvidas? Parabéns e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley, se eu puder ajudar vou fazer com o maior prazer. Só não consigo mandar dietas e planos alimentares, tá?
      beijosss

      Excluir
    2. ok, obrigada. Enviarei as minhas dúvidas por e-mail nutrição.saopaulo@hotmail.com, pode ser? Beijos...

      Excluir
  3. Bom Dia! Achei superinteressante um bolinho saudável de micro-ondas, só não entendi quais são os ingredientes da calda. Os quatro primeiros ingredientes são para o bolo? No caso de pessoas com fadiga adrenal, pode consumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado! Vou mudar porque está escrito errado. Olha aí agora.
      bjsss

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção, amei a receita.

      Excluir
  4. Fiz o bolinho sem a calda porque não tinha entendido o que ia na calda hehe misturei todos os ingredientes e coloquei no micro, ficou ótimo! :)
    Dra, gostaria de saber se vc poderia indicar algumas marcas de ômega 3 ou vc prefere manipular? São tantas marcas e preços diferente que não sei qual é melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!