quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Idosos - Programa Manhã Gazeta

Hoje fui no Programa Manhã Gazeta e conversei com a Olga Bongiovani sobre a alimentação dos idosos! Foi muito bom e vou tentar postar tudo o que eu falei lá!


O idoso encontra muitos problemas e que acabam atrapalhando a sua saúde nutricional: problemas financeiros, anorexia (falta de apetite), incapacidade física, isolamento social, e o pior de todos, uso de medicamentos que interferem no metabolismo e absorção dos nutrientes. Isso faz com que eles, os idosos, tenham várias deficiências nutricionais e sua qualidade de vida piora!

Os erros mais comuns na alimentação de um idoso são: não ter horário para comer, monotonia alimentar, e não beber água por não sentir sede. Isso piora muitos as coisas pois o fato de não sentir sede nos mostra que realmente o idoso se desidrata muito rápido. Vou explicar melhor: quando sentimos sede já estamos 2% desidratados. Se o idoso não sente sede, ele pode estar se desidratando e nem perceber!

Por isso devemos ter cuidado com essa idade. Alguns alimentos são essenciais na vida do idoso, na minha opinião. Vamos aos detalhes!

• Calcio + vitm D + magnésio = semente de girassol, gergelim
 Essa combinação previne osteoporose. A vitamina D e o magnésio trabalham junto com o cálcio para manter os ossos saudáveis. Na verdade, o corpo não consegue absorver o cálcio da dieta se não há vitamina D e o magnésio. Sem ela, o corpo começa a expelir o cálcio necessário para manter as funções vitais dos ossos, enfraquecendo a ossatura. Leia mais combinações de nutrientes aqui.
Faça uma farinha de gergelim com girassol e salpique na comida ou na fruta ou onde quiser. Isso vai fazer muito bem para seus ossos. Mais até do que só o seu remédio de maneira isolada.
Omega 3 = peixe ou linhaça
Use semente de linhaça germinada ou farinha de linhaça ou coma peixes pequenos como sardinha, atum ou salmão. O omega 3 vai fazer bem para seu cérebro e para o seu coração. Leia mais sobre o envelhecimento aqui e sobre a linhaça aqui e aqui.

• Óleo de alho = 1 dente de alho/dia
O alho é excelente para circulação! Você pode tanto tomar cápsulas (escolha sem odor) quanto comer 1 dente de alho por dia. O alho é considerado um antiinflamatório natural, então é excelente também para imunidade.

• Fibras : farinha de maracujá, farinha de banana verde, farelo de aveia
As fibras são ótimas para reduzir colesterol, glicemia, e pressão alta. Então vc deve usar em todas as refeições. Leia mais sobre fibras e farinhas aqui.

• Água
Beba 1 copo de água a cada 2 horas. Assim você não esquece!

• Colágeno
O colágeno não é só bom para a pele, mas também para as articulações dos idosos.

• Quinua em grão e em flocos
Muito rica em vitaminas e minerais e principalmente em zinco. O zinco é super importante na digestão dos alimentos, e como os idosos tomam muitos medicamentos, essa parte de digestão fica bem complicada. Então o idoso ou quem tem gastrite necessita do zinco!
O preparo da quinua você pode ler ler aqui e aqui também na Coluna do Guia da Semana.

E por último, muita salada! Coma vegetais frescos e elimine produtos industrializados. Escrevi um pouco sobre isso no Blog da Lotfty Style

Recapitulando tudo!
beijosssss

5 comentários:

  1. Doutora eu não tomo leite, somente um copo de iogurte desnatado no café da manhã.Como posso estar repondo o cálcio e não sofrer com a osteopore quando estiver com mais idade, hoje tenho 36 anos.Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Vc pode me indicar algum livro de nutrição funcional? Adoro o assunto e quero estudar mais...obrigada!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Heloiza, o livro que eu uso é o da Valéria Paschoal mesmo... mas apenas como referencia, pq o melhor são artigos científicos.
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Adriana, vc pode fazer uso de gergeli, girassol, semente de melão (vc pode fazer uma farinha com esses três ingredientes e usar na salada ou no suco por exemplo), folhas verdes como couve, quinua e amaranto. Consuma todos os dias pelo menos algum alimento, tá?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!