quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Idosos - Programa Manhã Gazeta

Hoje fui no Programa Manhã Gazeta e conversei com a Olga Bongiovani sobre a alimentação dos idosos! Foi muito bom e vou tentar postar tudo o que eu falei lá!


O idoso encontra muitos problemas e que acabam atrapalhando a sua saúde nutricional: problemas financeiros, anorexia (falta de apetite), incapacidade física, isolamento social, e o pior de todos, uso de medicamentos que interferem no metabolismo e absorção dos nutrientes. Isso faz com que eles, os idosos, tenham várias deficiências nutricionais e sua qualidade de vida piora!

Os erros mais comuns na alimentação de um idoso são: não ter horário para comer, monotonia alimentar, e não beber água por não sentir sede. Isso piora muitos as coisas pois o fato de não sentir sede nos mostra que realmente o idoso se desidrata muito rápido. Vou explicar melhor: quando sentimos sede já estamos 2% desidratados. Se o idoso não sente sede, ele pode estar se desidratando e nem perceber!

Por isso devemos ter cuidado com essa idade. Alguns alimentos são essenciais na vida do idoso, na minha opinião. Vamos aos detalhes!

• Calcio + vitm D + magnésio = semente de girassol, gergelim
 Essa combinação previne osteoporose. A vitamina D e o magnésio trabalham junto com o cálcio para manter os ossos saudáveis. Na verdade, o corpo não consegue absorver o cálcio da dieta se não há vitamina D e o magnésio. Sem ela, o corpo começa a expelir o cálcio necessário para manter as funções vitais dos ossos, enfraquecendo a ossatura. Leia mais combinações de nutrientes aqui.
Faça uma farinha de gergelim com girassol e salpique na comida ou na fruta ou onde quiser. Isso vai fazer muito bem para seus ossos. Mais até do que só o seu remédio de maneira isolada.
Omega 3 = peixe ou linhaça
Use semente de linhaça germinada ou farinha de linhaça ou coma peixes pequenos como sardinha, atum ou salmão. O omega 3 vai fazer bem para seu cérebro e para o seu coração. Leia mais sobre o envelhecimento aqui e sobre a linhaça aqui e aqui.

• Óleo de alho = 1 dente de alho/dia
O alho é excelente para circulação! Você pode tanto tomar cápsulas (escolha sem odor) quanto comer 1 dente de alho por dia. O alho é considerado um antiinflamatório natural, então é excelente também para imunidade.

• Fibras : farinha de maracujá, farinha de banana verde, farelo de aveia
As fibras são ótimas para reduzir colesterol, glicemia, e pressão alta. Então vc deve usar em todas as refeições. Leia mais sobre fibras e farinhas aqui.

• Água
Beba 1 copo de água a cada 2 horas. Assim você não esquece!

• Colágeno
O colágeno não é só bom para a pele, mas também para as articulações dos idosos.

• Quinua em grão e em flocos
Muito rica em vitaminas e minerais e principalmente em zinco. O zinco é super importante na digestão dos alimentos, e como os idosos tomam muitos medicamentos, essa parte de digestão fica bem complicada. Então o idoso ou quem tem gastrite necessita do zinco!
O preparo da quinua você pode ler ler aqui e aqui também na Coluna do Guia da Semana.

E por último, muita salada! Coma vegetais frescos e elimine produtos industrializados. Escrevi um pouco sobre isso no Blog da Lotfty Style

Recapitulando tudo!
beijosssss

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alimentação no Exercício

Gente, quarta-feira desse semana vou no Programa da Olga Bongiovani - as informações estão aqui do lado direito da página!

Mas indo para o assunto dessa semana, a Revista Claudia Bebê de dezembro me pediu para falar um pouquinho sobre como deve ser a alimentação de uma gestante que malha.

Então se você está grávida ou pretende ficar, guarde essa informação: não precisa comer por dois, precisa apenas comer mais vezes ao dia (cerca de 1 ou 2 lanches a mais que outros). Diante dessa regra você pode fazer seu exercício e depois (aliás, antes também) se alimentar como qualquer outra pessoa.

Mas se você não é uma gestante, esse post vai servir pra você também!


O que uma gestante pode comer antes e depois de um exercício leve?
Como resposta dei exemplos simples do que não só uma gestante pode comer, mas o que a maioria deveria comer antes e depois do exercício. Se você não comer antes, vai perder massa magra, ou seja, músculos e não vai queimar gordura. E se você não comer depois pode acontecer o mesmo. Então vamos lá:

Exemplos de lanches rápidos:

• Bolo simples (1 fatia média)
• Suco de fruta (1 copo cheio) + Bolo simples ( 1 fatia pequena)
• Barra de cereal + Suco de fruta (1 copo cheio)
• Pão de forma (1 fatia) + Geléia de frutas ( 1 colher de sobremesa)
• Mamão papaia (1/2 unidade) + Bolacha de água e sal (3 unidades)
• Banana prata (1 unidade) + Aveia (2 colheres de sopa)
• Biscoito maisena (3 unidades) + Geléia de frutas (1 colher de sobremesa)
• Carboidrato em gel

Lanche após o Treino
1 porção de Carboidrato + 1 porção de proteína
Exemplos de lanches rápidos (escolha apenas 1 opção):
• 1 sanduíche (pão sírio com ricota temperada) + 1 suco de melancia.
• 1 copo de leite desnatado com achocolatado + 5 biscoitos simples.
• 1 prato (raso) de massa com molho à bolonhesa + 1 prato (sobremesa) de salada (alface, cenoura, kani)
• 1 sanduíche de pão integral com frango desfiado, ricota e rúcula + 1 suco de laranja.
• 1 iogurte desnatado com 1 banana picada, aveia e mel
• 1 vitamina de leite desnatado batido com mamão e aveia


Vale lembrar que esses são apenas exemplos, e que cada um deve procurar um nutricionista para elaborar um cardápio de acordo com a sua necessidade.
beijossss

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Pessoal, a minha coluna no Jornal Vida Integral do mês de janeiro dá dicas de alimentos que aceleram o metabolismo. Já falei um pouco disso aqui  e aqui no blog.

Inclusive colaborei com a Revista Corpo a Corpo e saiu uma notinha na sobre a canela. Confira:





Mas a matéria completa está aqui!

Emagrecer? Consuma alimentos que aceleram o metaboslimo

Preocupada com o verão e quer tirar o biquini ou bermuda da gaveta? Fique atenta aos alimentos que aceleram o metabolismo. E comece a consumí-los já!

- Proteínas: esse macronutriente ajuda a acelerar o metabolismo, por ser um nutriente de difícil digestão, exigindo mais energia do organismo para quebrar os aminoácidos. Segundo pesquisadores, a ingestão diária de proteína promove uma queima de 150 a 200 calorias extras no dia.

-Cálcio: existe uma relação inversa entre cálcio e obesidade. O cálcio da dieta, principalmente de origem láctea, é capaz de inibir a formação de gorduras e estimular a lipólise, ou seja, quebra de gordura corporal. De acordo com um estudo realizado na universidade de nutrição do Tennessee, a ingestão de cálcio ajuda a acelerar o metabolismo, pois este nutriente ‘avisa’ o corpo para queimar de maneira mais acelerada a gordura corpórea.

- Canela: por ser um alimento termogênico, ou seja, por aumentar a temperatura corporal, a canela faz com que o metabolismo corporal também seja aumentado, a fim de tentar restabelecer a temperatura padrão.

- Pimenta: a capsaicina, princípio ativo da pimenta parece ter efeito na perda de peso e no combate do acúmulo de gordura corpórea. A capsaicina usa a gordura do organismo para gerar energia. Ela ainda ativa a colecistoquinina, que é um hormônio relacionado à sensação de saciedade. O consumo diário de 3 g pode aumentar em 20% o metabolismo.

- Gengibre: segundo um estudo publicado pelo Jornal Internacional da Obesidade em 1992, ao consumir o gengibre o organismo usa mais energia, acelerando o metabolismo e consequentemente queimando mais calorias. Outro estudo demonstrou que o consumo de gengibre pode aumentar o metabolismo em 20% devido a ação do zingiberine, composto ativo do gengibre.

- Laranja Amarga: o pó da laranja amarga aumenta a taxa metabólica, por possuir diversos compostos que estimulam a queima de calorias corpórea.

- Vinagre de Maçã: pode atuar como aliado do organismo, acelerando o metabolismo.

- Água Gelada: beber água gelada aumenta o metabolismo, pois ele precisa gastar energia para igualar a temperatura da água com a do corpo.

- Chá Verde: é produzido a partir das folhas da Camellia sinensis. Tem a propriedade de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura corporal.

- Chá Branco: assim como o chá verde, o chá branco é extraído da mesma planta, porém de uma forma diferenciada. É extraído antes que as flores desabrochem, e quando os brotos ainda estão protegidos por pelos finos. Por ser retirado da planta mais jovem, ou seja, ainda verde, tem a mesma ação do chá verde de acelerar o metabolismo, porém mais potente. E só pode ser fabricado uma vez ao ano.

- Chá Preto: utiliza as mesmas folhas do chá verde e branco, porém mais oxidadas.

- Cafeína: composto químico que pertence ao grupo das xantinas, encontrada em mais de 60 tipos de plantas, que acelera o metabolismo. Encontrada por exemplo no café, em refrigerantes de cola, chá mate, entre outros.

- Guaraná em pó: contém cafeína em proporções maiores até que no conhecido café, além disso, também contém teobromina com propriedade semelhante à da cafeína, assim o guaraná também acelera o metabolismo.

- Guaçatonga (Casearia sylvestris): ativa a digestão das gorduras e tem efeito diurético.

- Óleo de coco: produtor de energia do organismo tendo o poder de acelerar o metabolismo.

- Couve: rica em vitaminas e minerais, desintoxica o organismo e aumenta o metabolismo celular.

- Abacaxi: rico em fibras, ajuda a acelerar o metabolismo.

Receitas

SUCO ACELERA
• 1/2 maçã com casa e sem semente
• 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
• Suco de 1/2 limão
• 1 colher (chá) de farinha de linhaça dourada
• Adoçar a gosto com mel, açúcar ou adoçante
Bata tudo no liquidificador e tome gelado no café da manhã

SALADA PRÓ VERÃO
Ingredientes
• 6 fatias de presunto de peru light picados em cubos
• 6 folhas de alface lisa
• 6 folhas de alface roxa
• 1 fatia de abacaxi
• 1 Tomate em cubos
• ¼ de pimentão amarelo picado
• 1 c. Sobremesa de azeite de oliva e sal a gosto
• 4 colheres de sopa de salsa picadinho

Molho
• 1 c. Sopa de maionese light
• 1 c. Chá de azeite
• 1 c. Sopa de mostarda
• 1c. sopa de vinagre de maçã
• 1 c. Sobremesa de mel
• sal a gosto


Aproveitando o verão!
beijossss

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Boas escolhas no Supermercado

O Portal IG me pediu para falar sobre como fazer Boas escolhas no Supermercado e dá uma olhadinha para você ficar mais esperto! Vale ler sobre as sopas, sucos industrailizados, iogurtes e pão de forma.



Mas vou dar uma palhinha da entrevista para vocês.

Sopa

- Para quem não tem tempo de fazer a sopa em casa, quais as principais dicas na hora de escolher o produto de saquinho?


Dra Fernanda Granja: O uso de sopa de saquinho não é indicado pois provavelmente a quantidade de sódio é excessiva, mas se mesmo assim optar por comprar, deve-se procurar aquelas sopas que tenham uma maior oferta de vitaminas e minerais e tomar muito cuidado com os valores de sódio, pois normalmente essas sopas de saquinho apresentam uma quantidade excessiva de sódio, que é prejudicial à saúde por diversos motivos como por aumentar a pressão arterial e o acúmulo de água corporal.


- É verdade que apesar de ser constantemente relacionado à dieta, esse alimento pode colocar a dieta em risco? Fale um pouco sobre isso.


Dra Fernanda Granja: A sopa pode colocar a dieta em risco quando usada por indivíduos com tendência à hipertensão ou já hipertensos, podendo piorar sua situação clínica, e em mulheres que no período pré-menstrual podem apresentar mais inchaço devido à retenção hídrica, causada pelo alto consumo de sódio, e pode atrapalhar a circulação, piorando casos de celulite e pernas cansadas.


Sucos prontos (vendidos em embalagens tetrapak ou garrafinhas)



- Li que os principais problemas desses sucos são açúcar, conservante e corante. Está correto?

Dra Fernanda Granja: Sim, é necessário estar atenta à composição nutricional do suco para escolher a opção mais saudável. Muitos sucos industrializados podem apresentar uma porcentagem mínima da polpa da fruta, enquanto apresentam por demasiado substâncias como conservantes, corantes, xarope de glicose e muito açúcar comprometendo a qualidade nutricional e calórica da bebida.

- Considerando que as pessoas nem sempre têm tempo para fazer sucos com frutas in natura, dê dicas de como escolher a melhor entre as bebidas industrializadas (acho importante informar se sucos de soja são os melhores. E se a pessoa não gostar desses, o que fazer?)


Dra Fernanda Granja: Para fazer a melhor escolha dentre os sucos industrializados é importante estar atento ao rótulo nutricional do produto. Verificar a ordem dos ingredientes pode ser importante para saber se o produto apresenta mais açúcar na composição do que a fruta propriamente dita, por exemplo. Sendo que a melhor opção de suco industrializado é realmente aquele que apresenta 100% de polpa da fruta. Fique atento para o primeiro ingrediente que está descrito no rótulo: aquilo que estiver em primeiro, é o que tem maior quantidade.

EX: Ingredientes: açúcar, água, polpa de fruta, etc – esse tipo é o pior, pois tem mais açúcar do que fruta.

Ex: Ingredientes: polpa de fruta, água, açúcar, etc – sempre escolha o que tiver mais fruta na composição do que todos os outros ingredientes.

Não penso que o produto com soja é melhor. Sempre indico a fruta isolada e não com soja.

Pão de forma


- Quais os principais itens que devemos levar em consideração antes de escolher o pão de forma?


Dra Fernanda Granja Os itens que devemos levar em consideração ao escolher um pão são as quantidades de gorduras saturada e trans, fibras, carboidratos e conservantes presentes. Preferindo aqueles com maiores teores de fibras e menores em gorduras, carboidratos e conservantes.

Vale a mesma regra do suco de caixinha, ou seja, aquele que vem em primeiro lugar na descrição dos ingredientes, é o que tem maior quantidade.

Deve-se sempre ter em maior quantidade, a farinha de trigo integral e não a farinha especial enriquecida com ferro e ácido fólico, que nada mais é do que a farinha branca.



Ficou querendo saber mais? Vai lá no portal IG e mata sua curiosidade.
beijossss

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Batata Yacón - Um presente para os diabéticos

Olá!!! Bom dia a todos!

Hoje vou falar sobre a Batata Yacón, um ótimo alimento para os diabéticos, meninas com SOP (sindrome dos ovários policísticos), e para aqueles com hipoglicemia reativa. Leia aqui uma matéria sobre alimentação para diabéticos.

A Yacón parace uma batata, tem textura de batata, mas tem gosto de pêra! Vc precisa experimentar essa delícia.

A matéria foi publicada na Revista Pense Leve de dezembro e também dei a minha contribuição sobre o assunto.


O principal nutriente encontrado na batata yacon é o frutooligossacarídeo, que é um tipo de carboidrato, que funciona como um prebiótico intestinal. O mineral mais abundante é o potássio, e em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. E por último, não existe grande quantidade de lipídios.

O número de estudos ainda é pequeno, mas o que já ficou comprovado é que esse tubérculo é rico em um tipo de carboidrato que não é facilmente digerível pelo intestino humano. Essa qualidade faz com que o intestino funcione melhor, prevenindo várias doenças intestinais e faz com que haja menor absorção de carboidratos/glicose pelo organismo, não permitindo a elevação da glicemia sanguínea, ajudando no tratamento e na prevenção de diabetes.

Boa para o intestino
A yacón apresenta fibras alimentares solúveis e prebióticos, pois é um alimento de baixa digestibilidade e assim sendo estimula o crescimento e atividade das bactérias intestinais. Suas propriedades benéficas são a diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarréias, já que os produtos da fermentação agem suprimindo a atividade de outras bactérias, como Escherichia coli, Streptococcus fecalis e Proteus, além de atuar também no aumento do bolo fecal no intestino delgado e com a diminuição do pH local, pode favorecer o aumento da absorção de minerais, prevenindo osteoporose, inchaço, câimbras e por fim, prevenindo a hipertensão arterial.

Diferenças
A batata yacón é menos calórica que a batata inglesa, pois é composta por inulina ao invés de amido, e apresenta valor calórico reduzido comparada ao amido. A yacón apresenta baixas quantidades de proteínas, e lipídeos, e o potássio é o mineral mais abundante como na batata inglesa. A yacón melhora a absorção de outros minerais no intestino, por ter baixa digestibilidade e fermentar mais.

Específica para DiabéticosEstudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacón é composta principalmente por inulina ao invés do amido, e este carboidrato realmente diminui os níveis de glicemia e de insulina no sangue. As folhas da batata também têm efeito hipoglicemiante, por ser rica em fibras.

Emagrecimento
Por apresentar esse tipo de carboidrato de baixa digestibilidade, essa batata acaba sendo um alimento menos calórico, e assim sendo, contribui para a manutenção ou perda de peso dentro de uma dieta equilibrada. E suas fibras também ajudam na sensação de saciedade.

Como consumir
A melhor forma de consumo é crua.
Dica: como a batata yacon se parece muito com uma pêra, sempre recomendo usar 1 fatia de yacon batida com um copo de suco qualquer. Isso faz com que o suco tenha uma carga glicêmica menor, liberando menos quantidade de insulina, ajundando no emagrecimento e na prevenção de diabetes.



Vá já para a feira que vc encontra esse maravilha!!!
beijo grande

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dieta líquida - dieta de desintoxicação

Olá pessoal!!! Feliz Ano Novo a todos, muito trabalho, saúde, alergria e paz em Deus nesse ano!
Quero agradecer aos leitores desse blog pelo carinho e pela consideração que cada um tem comigo! Fico muito feliz de ler os comentários e ver que estou sendo útil nesse mundo, exercendo esse ministério, que é o da Nutrição. Talvez muitos de vocês não acreditem, mas foi Deus quem me conduziu até a nutrição e foi Deus quem abriu as portas de todas as 3 pós-graduações que fiz, e todo trabalho que realizei até hoje! Então agradeço a Deus por tudo também e quero deixar isso público!

O post de hoje é sobre dietas de desintoxicação. Já que é o primeiro post do ano e todo mundo pensa em começar uma dieta, resolvi expor sobre isso!
Não vou te ensinar fazer uma dieta, porque como falo sempre, cada pessoa é uma pessoa e ninguém pode pegar uma dieta de gaveta e fazer disso a sua dieta. Aqui vão apenas alguns conselhos e minha opinião, tá?

A revista Shape de dezembro me entrevistou sobre dietas líquidas, que é um tipo de dieta de desintoxicação! E falamos muito sobre desinchar!


- Quais são os principais fatores que provocam inchaço na mulher?


Dra Fernanda Granja: Um dos principais fatores que causam inchaço na mulher são as alterações hormonais que ocorrem no período pré- menstrual , pela interferência na produção de substâncias como a aldosterona que regula a quantidade de sal no organismo.

Outra origem de inchaço na mulher ocorre por conta da gravidez. Entre o final do segundo trimestre de gestação e o início do terceiro, o útero aumentado comprime os vasos pélvicos, localizados na região pélvica. A partir disso o retorno do sangue fica prejudicado. Então o sangue sai do coração, segue para as pernas e os pés e, na hora de retornar para a parte superior do corpo, encontra resistência.


- Todas as mulheres sofrem com esse problema?

Dra Fernanda Granja:A retenção Hídrica depende de fatores hormonais e individuais que variam de pessoa para pessoa.

- Quais são os alimentos que combatem esse inchaço? Como eles agem no corpo para eliminar o inchaço?


Dra Fernanda Granja:Os principais alimentos para os casos de retenção hídrica são aqueles fontes de potássio, calcio, magnésio e vitm B6. Portanto, o uso contínuo desses alimentos ajudam o organismo a funcionar melhor e não reter líquido: levedo de cerveja, cavalinha e hibisco (potássio); gergelim, girassol, semente de melão, melado, soja, vegetais verdes folhosos escuros, tofu, feijões, brócolis (calcio); amêndoas, couve, salsinha, quinua, linhaça, semente de abóbora, avelã, castanha-do-Brasil, caju, tofu, chocolate sem açúcar, acelga cozida, alcachofra inteira cozida, espinafre, feijão preto, quiabo (magnésio); arroz integral, arroz preto, quinua (vitm B6).

O sódio e o potássio atuam como reguladores de água no organismo: o potássio como diurético e o sódio provocando retenção de líquidos. O sódio, o potássio, o cálcio e o magnésio, são os principais cátions do organismo e a vida só pode ser mantida quando estes eletrólitos estiverem na concentração correta, dentro de cada um dos compartimentos do organismo. Se um desses eletrólitos estiver desequilibrado, os outros também o estarão. Desequilíbrios hidrolíticos e/ou eletrolíticos provocam alterações no nosso organismo, que podem ser imperceptíveis ou um pouco mais graves.

Um fato interessante e pouca gente sabe, é que, além de inchar, o sal pode favorecer o ganho de peso. A ingestão de sódio possui ligação com níveis de insulina, já que esta promove a reabsorção renal deste nutriente, sendo que em situações de hiperinsulinemia (excesso de insulina circulante) esta ação ocorre de forma exacerbada. Este mecanismo demonstra a influência do consumo de sódio em indivíduos portadores de obesidade e diabetes, sendo que tais indivíduos apresentam reabsorção de sódio significativamente maior. Estudos com humanos demonstram que a restrição de sódio reduziu a resistência à insulina.

Não podemos esquecer também a vitamina B6, que quando deficiente diminui a capacidade dos rins em excretar sódio.

Dicas para aumentar o consumo e absorção de cálcio:


• Diminuir e ingestão de sal, pois cada 500mg de sódio, excretamos 10mg de cálcio. Isso favorece a retenção hídrica;

• Não coma proteínas em excesso, pois cada grama excreta quase 2mg de cálcio;

• Não tome mais de 4 xícaras de 50ml por dia de café, pois a cafeína também diminui o cálcio em dietas pobres deste mineral;

• Evitar na mesma refeição ou logo após, fonte de ferro e fonte de cálcio, pois o ferro compete com o cálcio, diminuido sua absorção. Exemplo: evite sobremesas de iogurte logo após o almoço ou evite saladas a base de queijo, etc;

• Evitar também fontes de oxalato como chocolate e chás, pois estes também impedem a absorção de cálcio;

• Tenha uma alimentação equilibrada, pois a ação em conjunto dos nutrientes é que faz a diferença.

Vale ressaltar que o uso de leite não é recomendado, pois mesmo ele sendo um alimento riquíssimo em calcio, esse mesmo não é totalmente absorvido, pois a proteína de leite prejudica o funcionamento do intestino, prejudicando a absroção de vitaminas e minerais pelo mesmo. Recomendo usar outras fontes de calcio, para que a absorção seja ao máximo.

Outra dica importante para diminuir o consumo de sal, e ainda assim, aumentar a palatabilidade das refeições, sem a necessidade do uso do sal, é usar temperos e ervas no dia a dia. As ervas como o orégano, a salsa, alecrim, sálvia e cúrcuma nos oferecem um saboroso tempero.

Para evitar a retenção de líquidos no organismo e um conseqüente aumento de peso, recomenda-se uma ingestão moderada de sódio na dieta, associada a uma ingestão adequada de potássio, como parte de uma alimentação saudável. Para isso é válido conferir no rótulo nutricional a quantidade de sódio presente em cada alimento para que assim os alimentos sejam escolhidos de forma a favorecer o funcionamento do organismo, promovendo uma vida mais saudável, livre de retenção de líquidos. Olhar no rótulo é o grande segredo.

Alimentos Ricos Em Sódio

Pães fermentados ou roscas feitas com sal; pães de preparo rápido ou bolos, feitos com fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal ou feitos com misturas comerciais; cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; cereais secos; bolachas cream cracker; pipoca salgada; pickles; batatas chips; embutidos como peito de peru, lingüiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela; sopas prontas, temperos prontos, alimentos instantâneos.

- Fazer uma dieta líquida durante uma semana ajuda a diminuir esse inchaço?


Dra Fernanda Granja:A dieta líquida nunca deve ser feita com o intuito de desinchar ou perder peso. A dieta deve ser feita para desintoxicação geral do organismo, ou seja, fazer uma limpeza para diminuir as toxinas circulantes no organismo. Um organismo intoxicado pode até mesmo provocar aumento no ganho de peso. Nesse caso, o que ocorre é o aumento de cortisol, que é um hormônio protetor. Cortisol liberado em excesso aumenta gordura principalmente na parte abdominal.

- Quais outras diferenças que a mulher sente?


Dra Fernanda Granja:Isso é muito individual, mas as mulheres são mais propensas a ter compulsão por doces, pela flutuação da serotonina, hormônio do bem estar. Isso pod estar relacionado ao estrogênio e ao uso de anticoncepcional.

- Quais são os cuidados ao fazer uma dieta líquida?

Dra Fernanda Granja:
• Nunca fazê-a por mais de 2 dias;

• Usar frutas e e vegetais frescos, de preferência orgânicos;

• Não usar alimentos industrializados, como suco de caixinha, suco em pó ou caldo de galinhas processados;

Os chamados “alimentos instantâneos”, como sopas industrializadas e macarrão instantâneo, pois normalmente, os alimentos acima citados são ricos em gorduras, carboidratos refinados e muito sal na composição, o que implica em um valor calórico elevado ou baixo e são as chamadas “calorias vazias”. O consumo exacerbado de alimentos industrializados toma o lugar de alimentos in natura, como frutas e verduras e de refeições completas, as quais são substituídas por lanches prontos, que são ricos em glutamato monossódico, que por sua vez é o grande vilão.

- Quais são os alimentos imprescindíveis dessa dieta? O que não pode faltar?


Dra Fernanda Granja:Frutas e vgetais sempre frescos e não processados.

- Quando tempo seguir uma dieta líquida?

Dra Fernanda Granja:De 1 a 2 dias, pois o organismo precisa desse tempo para realizar um desintoxicação. Os outros dias, pode-se voltar a comer alimentos sólidos, mas seguindo sempre a mesma regra: vegetais e frutas frescas.
- Quem passa desse limite ou não faz uma dieta com os alimentos corretos, quais os riscos que corre?


Dra Fernanda Granja:Quando nos submetemos a dietas muito rígidas e por muito tempo, nós estressamos o organismo. Toda vez que o estressamos, liberamos cortisol em excesso, causando aumento da gordura corporal. Outro agravante, é o de acosutumar o organismo a receber pouca comida durante muito tempo. Isso faz com o que nossas células tenham uma memória de privação, e assim, estocagem do alimento. Quando voltamos a comer normalmente, o organismo pensa que vamos ter privação novamente, e assim, armazena tudo com muita intensidade, voltando ao processo de ganho de peso. É preciso sempre orientação especializada em qualquer dieta que nos submetemos.


beijo grande e se cuida!!