quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Balas de Colágeno na Revista W Run

Bom dia!!!

O verão está chegando e alguns ficam loucos com colágenos, shakes e chás emagrecedores!!

Pensando nisso, o site da Revista W Run me pediu ajuda para falar sobre as Balas de Colágenos!

Elas são muito boas para dar saciedade e e para ajudar na firmeza da pele!



A matéria completa você confere aqui!



O que são as balas de colágeno? De que elas podem ser compostas?
As balas de colágenos são gomas feitas a partir de glicina, prolina e lisina, que são 3 aminoácidos essenciais para estrutura da pele e articulações. Ele já vem hidrolisado para facilitar a absorção. Além disso, elas possuem corantes e adoçantes para melhorar o sabor, já que o colágeno sozinho não tem sabor agradável.
Elas podem ser compostas também de ervas que auxiliam no emagrecimento, na saciedade e na termogênese. Para isso, é necessário indicação de médico ou nutricionista e uma receita para manipulação. Geralmente, colocamos até 3 ervas para que uma não impeça a absorção da outra e o efeito seja esperado.

Como elas funcionam no organismo?
Dra Fernanda Granja: A partir dos 25 anos o corpo já começa a produzir menos colágeno, então no processo de envelhecimento é super importante a reposição desse substrato para a pele (dando firmeza e previnindo a flacidez) e as articulações (sendo útil no tratamento de artrite, artrose e osteoporose).
No entanto, o colágeno ingerido por meio da dieta é digerido no trato gastrintestinal e os aminoácidos resultantes dele serão utilizados para construir as proteínas das quais o corpo estiver necessitando, ou seja, o colágeno pode não chegar intacto à pele. Para isso realmente acontecer, a pessoa deve ter um cardápio rico em proteínas de boa qualidade, como carne, frango ou peixe, para que o corpo não precise repor a proteína que o músculo precisa. Outro fator que precisa ser avaliado, é se a dieta da pessoa é rica em vitaminas e minerais como vitamina A, C, D, zinco e silício. Esses nutrientes são precurssores do colágeno e sem eles, o efeito é mínimo.
Resumindo, para a bala de colágeno funcionar como colágeno, a pessoa precisa ter um cardápio equilibrado em proteína, vitaminas e minerais.

Quais são as vantagens de utilizar? Existem pesquisas comprovando sua eficácia?
Dra Fernanda Granja: A vantagem é a saciedade que essas balas podem dar no estômago. Como são ricas em aminoácidos, elas dão mais saciedade pois a digestão é mais lenta. Além disso, como são feitas em forma de gelatina, elas formam um gel no intestino e podem aumentar ainda mais a saciedade.

E as desvantagens? Há contra-indicações?
Dra Fernanda Granja: A desvantagem é que o corpo precisa de 9 g de colágeno para ter o efeito desejado em pele e articulações. Geralmente, essas balas contém apenas 2g de colágeno, o que significa que a pessoa precisa de 5 balas de uma vez para ter efeito. Como as balas dão saciedade, é um pouco difícil comer 5 de uma vez. Com isso, pode provovcar um desconforto gastrointestinal pelo excesso de adoçantes presentes na bala.

Para obter bons resultados, quais outros tratamentos devem ser feitos em paralelo?
Dra Fernanda Granja: Como disse acima, a dieta deve ser rica em proteína e vitaminas e minerais como a vitamina D, A, C, zinco e silício. Sem isso, a bala não funciona para o efeito colágeno. Mas para a saciedade, pode funcionar sim.

Qualquer pessoa pode fazer uso delas ou é preciso liberação de um médico ou profissional?
Dra Fernanda Granja: Se a bala de colágeno houver ervas associadas, deve ser indicada por um profissional capacitado. Qualquer suplemento deveria ser tomado apenas com orientação de médico ou nutricionista.
Se nas balas houverem apenas colágeno, é considerado alimento, então não tem problema em consumir.
Como as balas devem ser consumidas/ em qual quantidade?
Isso depende do objetivo. Se for para formação de colágeno, a indicação é de 5 balas se a bala for composta de 2g de colágeno.
Se for para saciedade para pode consumir 2 balas 20 min antes do almoço e 2 balas 20 min antes do jantar.


Gostaram da dica???
beijossss


12 comentários:

  1. Maravilhosas dicas!!!

    É bom saber que essas balas podem auxiliar favoravelmente na alimentação.

    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dra. Fernanda gostaria de saber se essas balas podem ser consumidas por mulheres que querem perder peso e estao amamentando. Se sim, quanto tempo apos o parto?

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Dra. Fernanda sabe-me dizer onde posso comprar aqui em Portugal?
    Já tenho andado à procura destas balinhas mas não encontro em lado nenhum.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. As 9g de colágeno é por dia?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se essas balas de colágeno provocam insônia?

    ResponderExcluir
  6. Qualquer pessoa pode fazer o uso dessa bala na alimentação.

    ResponderExcluir
  7. por quanto tempo posso utilizar o colágeno?

    ResponderExcluir
  8. Posso tomar o colágeno em pó com o suco de uva integral? E o resultado depende exclusivamente se tomar todos o dias?

    ResponderExcluir
  9. Posso tomar o colágeno em pó com o suco de uva integral? E o resultado depende exclusivamente se tomar todos os dias?

    ResponderExcluir
  10. Dra Fernanda,
    meu filho tem 14 anos e muito apetite. Está acima do peso. Moro no Rio e gostaria de saber como pederia mandar fazer as balas de colágeno para aumentar a saciedade. Obrigada. Vera.

    ResponderExcluir
  11. Dr onde posso encontrar essas balas preciso muito são caras??

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!