sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Açúcar, Adoçante ou Xarope de Agave???

Bom dia!!

Finalmente vou conseguir postar sobre a palestra de açúcares que dei no Sesc!
E falando em açúcares, fiquei indignada e quero compartilhar com vocês!

Ontem tive a infelicidade de assistir o programa Bem Estar da globo...
Eles estavam discutindo o problema da obesidade e como funcionam as células de gordura!
A convidada era a atriz Fabiana Carla, aquela que fazia ( ou faz, não sei!!! rsrsrs) o papel de Dra Lorca, nutricionista bem cheinha que dizia aos seus pacientes que tudo "poooooooooode" rsrsrs.

Enfim, ela estava lá e queria saber do médico, qual engordava mais. O açúcar da fruta ou o açúcar do chocolate???  Ela perguntou isso porque ela disse que muita gente come a fruta e o doce já satisfaz!

Aí, o médico disse: "dependendo do chocolate, o açúcar da fruta engorda mais que o do chocolate, porque tudo depende de calorias!"

Eu fico simplesmente indignada!!!!!

Como um médico, (que por sinal é bem conceituado na mídia),  fala em rede nacional que o açúcar da fruta engorda mais que o chocolate??? Como ele pode dizer que as calorias é que contam mais no alimento???

E como ficam as vitaminais e minerais que estão na fruta e não no chocolate e que vão naturalmente acelerar o metabolismo??? E como ficam as fibras que contêm na fruta e não no chocolate e que diminuem a absorção de áçucar e gordura no intestino??? E como fica a gordura que o chocolate tem e que a fruta não tem??? Santo Deus!!! Nem tudo é caloria!!

Por essas asneiras e outras é que a obesidade, o sobrepeso e a diabetes, só cresce no país!!!

Assim como eu não posso falar de medicamento e dar diagnósticos, médico também não pode falar de dieta! Eu fico indignada!!

Mas enfim! Depois do desabafo, vamos voltar ao post de açúcares! Vamos ao que interessa!

Como eu disse, a palestra foi um sucesso e o pessoal gostou bastante! Infelizmente não vai dar para eu colocar aqui todas as inúmeras explicações que dei, mas vou colocar alguns slides para vocês lerem e aprenderem um pouquinho!


Esse slide abaixo não precisa falar mais nada, né? o Açúcar diminui muuuuuuuuito a nossa expectativa de vida! E não falo dos idosos, falo das nossas crianças mesmo! E claro, falo da minha própria geração, que come muito mal! Pessoas de 30 anos estão com doenças de 90! Resistência a insulina, colesterol, síndrome do pânico, só para citar algumas!


É um mito achar que açúcar ofere energia isoladamente! Você prtecisa de muito mais nutrientes como vitaminas e minerais para ter energia ao longo do dia e não ter fadiga crônica!!


Esse abaixo está auto-explicativo, né?? Quem tem candidíase, micoses, e vários outros sintomas descritos abaixo, precisa rever a dieta!


O açúcar da farinha branca não melhora o humor, ao contrário, só faz piorar! Se você tem ataques de irritabilidade, fique de olho!


Esses últimos estão bem claros!!








Bom , foi isso!!! Coloquei só uma amostra do que o açúcar e a insulina em excesso podem fazer com você! Saber adoçar os alimentos é fundamental! Fiz um guia com os melhores e açúcares e você pode ver aqui!

Alguma dúvida, estou aqui!
beijosssss








24 comentários:

  1. Dra, eu uso açúcar orgânico em pouquíssimas coisas que eu adoço, ele é bom??? Thamara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Açucar orgânico só esta isento de agrotóxico (quando está!).

      Excluir
  2. Dra Fernanda, primeiramente gostaria de parabenizar você por esse espaço de compartilhamento de conhecimento. Não sou da área, mas gosto bastante de ler sobre o assunto.

    Tenho dois questionamento para fazer:
    Primeiro, em um dos slides, você lista alimentos alergênicos e lá consta frutas cítricas. Existem frutas também com mecanismos alergênicos para o organismo? Como funciona isso? Quais frutas estão nesse grupo?

    Li o post de hoje, mas estou aqui me perguntando. Afinal, qual a melhor forma de adoçar ou a menos pior? Pelo que entendi, o melhor seria mesmo não adoçar, mas, se necessário for, o que seria mais recomendável de se utilizar?

    ResponderExcluir
  3. Thamara, o açúcar orgânico é o açúcar cristal, então não é um dos melhores, mesmo sendo orgânico. O melhor é o mascavo que é puro ou o demerara que passam por quase nenhum processo de refinamento. Eu gosto de demerara porque ele não deixa muuito marcado o gosto de cana... e é saudável!
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, existem vários tipos de alergia e as frutas estão envolvidas nisso por vários mecanismos... por exemplo: tem fruta que funciona como se fosse um látex no organismo, aí pode desenvolver alergia e tal. Mas tudo é muito individual e existem testes para isso. Mas mesmo se não sair no teste, ver se o alimento faz bem pra você ou não, é a melhor saída! Observe os sintomas!

    Sobre o açúcar, é melhor não adoçar nada! Mas se tiver que adoçar, use o açúcar mascavo, demerara, o stévia ou o xarope de agave! são os mais naturais!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Oie Dra. Fernanda, queria esclarecer uma duvida, nao tem nada a ver com o açucar, mas li no blog vc dizendo que caso tivesse duvidas era p perguntar no post mais recente, entao estou fazendo...Gostaria de saber sobre o oleo de coco, farinha de coco... ja vi mtas reportagens em revistas e tbm na tv(inclusive Globo reporter) sobre os beneficios deste oleo, aumento de imunidade, perda d peso, diminuiçao de colesterol, etc...mas nao consigo entender como um oleo rico em gordura saturada pode ser benefico a saude??? tem mta gente usando, sera q ele é tao benefico assim? parabens, pelo seu trabalho, to sempre passando no blog p acompanhar as novidades...

    ResponderExcluir
  6. Quando conheci o óleo de coco eu também tive a mesma dúvida! Como um óleo rico em gordura saturada poderia fazer bem??? Mas o que parece é que como a gordura é de origem vegetal e não animal, e como não é uma gordura fabricada como os produtos industrializados, esse tipo de gordura saturada não aumenta o colesterol como as outras! E ele tem vários benefícios mesmo!
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me parece inclusive que as gorduras saturadas de origem animal na verdade são as melhores para nós.
      manteiga,banha de porco e etc.
      na época de nossos avós não existia a especialidade "cardiologia".
      1-a verdade sobre a gordura saturada
      por mary enig phd e sally fallon.
      www.odimelo.net
      2-o mito do colesterol.
      primalbrasil.wordpress.com/2011/09/08/o-mito-do-colesterol/

      Excluir
  7. Que pena! Não moro em SP, assim fica difícil participar destas palestras, ainda bem que temos um gostinho! Eu tenho alergia as frutas ácidas, mas a que mais causa transtorno é o abacaxi, fico com aftas, se tomo como suco misturado com hortelã, ameniza, mas sinto a língua picando, ao menor contato, assim prefiro não consumir. As vezes as pessoas não acreditam,mas fica o seu conselho, temos que observar o nosso corpo com suas reações! Agradecemos por estender seu conhecimento conosco!

    ResponderExcluir
  8. Dra. Fernanda, Falando sobre a questão do médico gostaria de comentar... infelizmente nem nós nutricionista tradicionais temos esse conhecimento que vocês funcionais tem. Imagine os médicos! Já vi médico falando pro paciente retirar carboidrato da dieta!
    Gostaria muito de fazer a pós, pois parece que eu não sei nada! Muitos pacientes simplesmente seguem o cardápio que passo e não perdem peso! Isso é frustrante.

    ResponderExcluir
  9. Faz a pós sim!!! eu por exemplo, tenho 3 pós graduações!!! então não podemos parar! a faculdade é só o começo!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  10. Ola: DRA.FERNANDA,quero emagrecer ,posso tomar o oleo de coco,e fazer o uso da farinha de coco?obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Ola doutora parabens pelo seu site , eu estou cortando o açucar da minha alimentaçao assim como o leite de vaca, porem li que os adoçantes nao sao bons para a saude , e ja me deparei com um site que fala mal do agave , entao o reomendado seria o açucar mascavo ?
    vou deixar o link do site que malha o agave
    abraços e parabens novamente, su site ja esta no meus favoritos

    http://misturaviva.blogspot.com.br/2010/05/xarope-de-agave-desmascarado.html

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!

    Minha alimentação é baseada em proteínas, verduras, carboidratos integrais e algumas frutas. Tento manter o ig baixo a moderado pra não engordar, o açúcar pra mim é um veneno, além de engordar me entope de acne! Já fiz o teste, e sempre que a minha alimentação "piora" a pele fica horrível...

    Estou interessada no xarope de agave, mas após ver o site que a pessoa de cima postou, fiquei muito em dúvida, até porque não quero adquirir resistência a insulina, coisa que pelo que observo do meu organismo, devo ter a maior propensão. Tenho diabéticos na família.

    Por gentileza, teria como esclarecer essa dúvida, sobre o xarope de agave? É saudável mesmo?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Dra Fernanda,
    Qual a alternativa mais saudável para adoçar os sucos mais azedos/ácidos (maracujá, limão) para dar para meu bebê de meses?
    Ouvi de uma dentista que não devo dar açucar até que ele complete 2 anos e que depois disso ainda deveria dar o mínimo possível, mas e os alimentos típicos infantis: chambinho, farinha láctea, etc.... estão incluídos nessa questão de açucar?
    obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  14. indo de encontro ao que a senhora falou sobre o médico da globo.
    assunto:resistencia a insulina e síndrome x
    gostaria de indicar dois livros aos leitores do blogue.
    1-medicina nutricional-o que o seu médico não sabe sobre medicina nutricional pode estar matando você -ray d.srtrand.
    2-magnésio-o que ele pode fazer por você?
    arnoldo velloso da costa.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá Fernanda. Gostei muito do post. Só gostaria de dizer que depressão e esquizofrenia não são sintomas, mas doenças. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  16. O problema é que o a frutose pura faz mal! Quando Deus inventou a frutose (açúcar das frutas) ele inventou as fibras. Temos que comer a fruta inteira para a frutose ir se desprendendo aos poucos. O suco de fruta faz mal!!!! (a natureza não inventou liquidificador - e quando passamos uma fruta no liquidificador/processador etc., perdem-se as fibras e ficamos apenas com a frutose que tem o mesmo efeito de álcool no fígado. Acredito que de certa forma o médico tenha razão. Pois um chocolate amargo ou meio amargo, por exemplo, não vai ter praticamente açúcar. Claro que depende de como ele é feito (aqui está a chave de tudo). Em relação as frutas - Aí é questão de consultar uma tabela de índice glicêmico.

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde Dra. Fernanda.
    Qual a proporção equivalente a 1 xícara de açúcar para o xarope de agave preto?

    ResponderExcluir
  18. Dra Fernanda. Poderia opinar sobre esta página? grato.
    https://www.docelimao.com.br/site/doce-sabedoria/2056-denuncia-xarope-de-agave-desmascarado.html.

    ResponderExcluir

  19. Dra, bom dia...sofro há pelo menos 15 anos de enxaqueca e agora estou querendo adotar um adoçante para cortar de vez o açúcar na minha dieta, pois tenho percebido aumento das crises quando o consumo.. Poderia por favor me indicar algum que não agrave minhas crises? Agradeço muito.

    ResponderExcluir
  20. Bebê de seis meses pode utilizar o xarope de agave ?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!