quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mais sobre Ceia Saudável

Continuando o post sobre ceia saudável, aí vão as perguntinhas do final da entrevista.



6 – Essas carnes podem ser inseridas no cardápio cotidiano ou é melhor deixá-las apenas para a época de festas?

Dra Fernanda Granja: Podem ser inseridas sim, mas com moderação e sempre escolher as carnes menos gordurosas. E sempre lembrar de fazê-las assadas ou cozidas e nunca fritas. Evitar também as opções grelhadas pois podem ter excesso de nitrito e nitrato que provém da fumaça.

7 – No dia a dia, como a dona de casa pode prepará-las de forma saudável?

Dra Fernanda Granja: É interessante procurar reduzir a quantidade de sal na preparação das carnes, e também de molhos muito gordurosos, especialmente os a base de creme de leite ou queijo, que são muito calóricos e atrapalham a absorção de nutrientes como o ferro. Uma forma simples de agregar sabor e ainda aproveitar para obter benefícios à sua saúde, seria abusar das ervas e temperos. Uma dica deliciosa é colocar alecrim, que aumenta a produção de ácido clorídrico no estômago e facilita a digestão das proteínas, além de dar um toque todo especial! Outras opções muito gostosas seriam também o curry, açafrão, louro, tomilho, orégano, gengibre, zattar (tempero árabe), pimenta rosa, síria, do reino, etc.

8 – Quais as dicas de petiscos saudáveis para serem consumidos antes da ceitas?

Dra Fernanda Granja: Sempre antes de qualquer refeição é interessante estimular a mastigação, pois esse processo auxilia na saciedade, fazendo você chegar à mesa com menos fome e evitar excessos. Nessa época do ano, as oleaginosas são uma ótima opção! Mas cuidado, pois apesar de serem boas fontes de gordura e proteínas elas são calóricas. Duas castanhas-do-pará, por exemplo, são suficientes. Prefira as castanhas-de-caju cruas e sem sal ao invés das torradas.

Outra dica é usar petiscos super gelados como cenouram aipo e pepino. Eles ficam crocantes e podem ser servidos como patês lights ou até mesmo, puros.

9 – E quais os acompanhamentos saudáveis que podem ser servidos junto com essas carnes?

Dra Fernanda Granja: Para acompanhar as carnes fica delicioso fazer um molho de cogumelos, com shitake e shimeji fatiados e refogados com vinho e molho shoyu light. Outra recomendação é substituir o arroz branco pelo integral ou de sete grãos. Não deixe de incluir legumes variados e bastante salada, que pode ser incrementada com sementes de linhaça, abóbora, chia, quinoa ou amaranto.

10 – Quais as dicas para não cometer exageros na alimentação das festas de fim de ano e não sofrer com o reflexo na balança?

 Dra Fernanda Granja: Preste atenção enquanto come, e perceba a diferença entre ficar satisfeito e empanturrado. Quando estamos satisfeitos, sentimos que a necessidade de fome passou, até poderíamos comer um pouco a mais, mas é neste momento que devemos parar. Já quando empanturrados, nosso estômago dilata e ficamos com uma sensação pesada, e até mal estar. Experimente um pedacinho daquilo que desejar, mas lembre-se que o segundo pedaço tem o mesmo gosto que o primeiro. Você não precisa de mais. A segunda fatia além de calorias extras, vem seguida de culpa e frustração (sentimento que queremos longe das festas). Devemos saborear e curtir o alimento como se fosse a primeira vez e não devorando como se fosse a última!


·         Não saia de casa com fome!

Essa é a primeira e a grande valiosa dica de uma saída perfeita. Coma alguma coisa antes da refeição. Sugiro tomar um suco de limão ou um chá gelado com 1 colher de sobremesa de farinha de feijão branco ou farinha de maracujá. Isso vai agir no seu estômago te dando saciedade. Quando você chegar ao restaurante sua fome vai estar aplacada e você vai conseguir resistir às tentações.

·         Coma devagar.

Mastigar os alimentos mais devegar realmente sacia. O cérebro demora 15 minutos para processar a informação de que você está comendo alguma coisa, ou seja, ele demora a liberar a leptina, que é o hormônio da saciedade. Se você comer em menos de 15 minutos, já era! Então o segredo é sair com gente boa de papo ou se concentrar em mastigar davagar, beeem devagar.

·         Escolha um tipo de carboidrato

Evite ao máximo comer pão, batata, arroz na mesma refeição.

·         Cuidado com os pratos enormes.

Eles nos dão a impressão de estarmos comendo menos do que de costume. Não caia nessa e se sirva com cuidado.

·         Dispense as entradas com pão de queijo, pães variados e coisas desse tipo.

Como será verão, veja se tem no cardápio sopa fria ou petiscos de cenoura e pepino.

·         Prefira sobremesas a base de frutas e evite as muito açucaradas.

·         Se for ingerir bebida alcoólica intercale sempre com a água.

Assim você acaba bebendo menos e não prejudica sua cota de calorias diárias.

·         Coma menos no café da manhã e almoço.

Se for almoçar num lugar diferente, maneire no café da manhã e no jantar. Você mesmo pode ir se controlando e ver quais são os limites.




Agora ninguém tem desculpa!!! rsrsrs

Bom Natal pra você e que seja ótimo a reunião em família!!! Que vocês possam lembrar do verdadeiro motivo dessa festa e que possamos agradecer a Deus por ter nos dado o privilégio de conhecer a Jesus!

Amanhã estou indo passar o Natal com a minha família e não vai dar tempo de postar, tá??
Até segunda!!
beijo grande!

2 comentários:

  1. Dra. um Feliz Natal para voce e sua familia! Obrigada por estar aqui sempre postando coisas otimas !!! bjos

    ResponderExcluir
  2. boa tarde Dr: gostaria de saber qual a melhor combinação de farinhas para mim sou diabética e tenho refluxo e estou muito acima do peso tenho 1,56 e peso 83kg comprei as seguintes farinhas:
    farinha de feijão branco
    farinha de berinjela
    farinha de maça
    farinha de uva
    farinha de linhaça
    farinha de banana verde
    e estou tomando 2 colheres de sobremesas antes das refeiçoes mas o gosto é horrível e tenho ficado com a sensação de estomago pesado tenho tomado muita água e também estou tomando o MIX para gordura abdominal pelas manha no que posso mudar ? as farinhas
    se possível me manda por Email a resposta meu Email é alicemarasud@hotmail.com desde ja agradeço pela atençao

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!