segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pressão Arterial - Jornal Vida Integral

Minha coluna no  Jornal Vida Integral é sobre Pressão Arterial!

Confira os alimentos que ajudam a regular essa pressão!

Nesse mês vou listar os nutrientes que você precisa ingerir para conseguir regular a pressão. Não pense que apenas o sódio é importante nesse processo, outras vitaminais e minerais também são! Afinal, somos feitos de trilhões de células e essas células são feitas de nutrientes. Então, não podemos ignorar que precisamos de uma boa nutrição celular para que tudo funcione bem, inclusive a sua pressão arterial!



Veja abaixo os nutrientes:

Alimentos que reduzem a pressão arterial

Potássio: você encontra esse nutriente na banana, semente de melão, linhaça, laranja, batata, tomate, feijão. Estudos recentes mostram que o equilíbrio entre o sódio e o potássio é importante para a redução da pressão arterial.

Cálcio: Gergelim, girassol, folhas verdes escuras, salmão e leite e derivados – são fontes de cálcio, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. Esse nutriente precisa estar em equilíbrio.


Alicina: esse composto está presente no alho e pode aumentar a elasticidade dos vasos; auxilia a circulação e a diminuição da pressão arterial.

Bioflavonóides: Suco de uva, frutas vermelhas e soja: contém bioflavonoides, que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.

Magnésio: Nozes, cereais integrais, frutos do mar, vegetais folhosos verde-escuros são alimentos fonte de magnésio. O magnésio ativa o óxido nítrico, que auxilia no relaxamento dos vasos sanguíneos.

Fibras: Cereais integrais (aveia, farelo de trigo, arroz integral): por serem ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e pressão sanguínea.

Omega 3: Linhaça, óleos de peixes de águas frias e profundas como o salmão, arenque, atum e sardinha: são ricos em ômega 3, que tem efeito vasodilatador e é importante na prevenção e controle da hipertensão.

Receitas:

Salada de frutas vermelhas
Ingredientes:
½ caixa de morango
50g de framboesa
50g de amora
50g de blueberry (mirtilo)
1 maçã vermelha
1 copo de Suco de uva

Modo de Preparo:
Lave todas as frutas, corte os morangos ao meio e as maças e as amoras em cubinhos pequenos. Em uma tigela adicione todas as frutas e adicione o suco de uva. Adoce com xarope de agave se necessário.

Truta Grelhada com Ervas
Ingredientes:
Filés de Truta
2 dentes de alho amassados
Gotas de limão
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Tomilho, sálvia e endro a gosto

Modo de preparo:
Retire a pele e as espinhas do peixe. Coloque em um pilão o alho, os limões, o azeite, o tomilho e a sálvia e soque bem. Passe o tempero nos filés, salpique o endro e deixar descansar por 20 minutos coberto. Grelhe e sirva quente.


Para se cuidar!!!
Qualquer dúvida estou aqui!
beijossss

3 comentários:

  1. vc tem nsm ? por favor me passe

    ResponderExcluir
  2. não tenho... qualquer dúvida tem que ser pelo blog mesmo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. acompanho sua jornada na tv já algum tempo,agora que fiz bariátrica e eliminei 65 kg, quero muito saber se posso consumir os oleos indicados pr vc? e principalmente as marcas e onde posso encontrar aquí em praia grande ou até mesmo se posso receber pelo correio meu e-mail é cassia_rocha2007@hotmail.com

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!