terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Já é Natal!! Ceia Saudável na Revista Pense Leve

Bom dia!!!
Estou devendo um post pra vocês! Saiu na matéria de capa da Revista Pense Leve de novembro, mas eu só quis publicar agora! É sobre a ceia de Natal!

Você sabia que a carne mais indicada é a de peru??? e que você deve ficar longe, bem longe do chester???

São dicas preciosas para quem não quer perder a linha nas comemorações!





A entrevista você confere aqui na íntegra!


1 – O que a dona de casa deve fazer para deixar as carnes servidas nas ceias de fim de ano mais saudáveis?

Dra Fernanda Granja: As carnes são importantes fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Mas é importante lembrar de sempre retirar a gordura aparente antes do processo de cozimento, e prepara-las assadas ou grelhadas. Outra dica seria utilizar o sal marinho ao invés do refinado, já que o marinho não passou pelo processo de industrialização e, portanto, contêm mais minerais e elementos essenciais para a nossa saúde. O uso de ervas ao invés de temperos prontos, é sempre indicado para deixar um prato mais saudável. Além de ser rico em sódio, e contribuir para o inchaço, esses temperos prontos são ricos em conservantes e aromatizantes, que são nada mais nada menos que toxinas para o organismo.

2 – Qual a diferença entre o chester e o frango comum?

Dra Fernanda Granja: O Chester é na verdade uma mutação genética criada em laboratório para possuir mais carne em relação ao frango, e assim trazer mais lucro para as empresas. Apesar de ser uma carne mais magra que o frango, o chester recebe uma ração com muitos hormônios para ficar grande, e isso prejudica nosso organismo. O ideal seria optar pelo frango orgânico.

3 – Descreva cada uma das carnes abaixo, liste seus nutrientes e os benefícios que cada uma delas proporciona ao organismo?
Dra Fernanda Granja:
- Chester: Carne magra, mas cheia de hormônios, procure evitar.

- Peru: Boa opção de carne magra e saborosa. Se retirada a pele, possui quase metade das calorias do tender.

- Tender: Carne suína defumada, obtida do corte do membro posterior do porco. Como todo embutido à base de carne, possui muito sal. Também procure evitar.

- Pernil: É uma carne suína que possui bastante gordura, por isso é mais saboroso. Mas para quem prefere uma opção mais light deve ser consumido em moderação.

- Lombo: tem praticamente a mesma quantidade de gordura que a carne de vaca, no entanto, ainda é um pouco mais gorduroso.

4 – Das cinco carnes listadas, qual é a mais saudável e por quê?
Dra Fernanda Granja: O peru sem pele com certeza é a opção mais saudável. É uma carne mais magra e de alto valor nutricional.

5 – Por que a carne de porco tem fama de ser uma carne nociva ao organismo?
Dra Fernanda Granja:P orque a carne de porco se não for bem assada e preparada com higiene pode trazer malefícios à saúde, como os cisticercos e provocar a cistircecose. No entanto, a carne de porco não é maléfica desde que seja encarada como se fosse uma carne de vaca. Durante o preparo, deve-se retirar toda a gordura apararente.



Amanhã coloco a outra parte, tá??
Para deixar a ceia mais saudável!!!

3 comentários:

  1. Olá Dra. Fernanda,gosto muito do seu blog, tenho aprendido muito e pretendo fazer seu curso em Janeiro! Gostaria de saber qual é melhor para emagrecer o óleo de coco ou a farinha?? Estou misturando 1 colher de farinha de coco e 1 colher de óleo de chia nas refeições, posso continuar a fazer isso??
    Grata a atenção.
    Bjs Gabi

    ResponderExcluir
  2. Gabi, para emagrecer eu gosto mais do óleo de coco. Acho que tem mais resultado! Use a chia em forma de semente!
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Dra. Fernanda adoro os programas que vc participa, estou com um probleminha
    fui fazer o exame da curva glicemica com 75% e deu 215 eu gostaria de saber como devo proceder, não como doces quase nunca, infelizmente não posso ir a uma consulta com vc pq estou desempregada então peço sua ajuda pelo blog, eu assisti quando vc falou no programa Vc Bonita, e vc falou sobre a farinha de maracuja que ajuda, eu nao sei se esse valor de 215 já é diabetes estou muito nervosa por isso preciso de seus conselhos, muito obrigada.
    Fabiana Rodrigues

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!