quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

#ProjetoVerão - 2Tip

Obrigada a todos que assistiram o programa hoje, tá?
Coloquei ontem no blog e vi que muita gente acompanhou!!

Assim que eles disponibilizarem o vídeo, eu coloco aqui!

Mas e vocês? Animados para o @ProjetoVerão???
Lembra que falei sobre a minha entrevista sobre fitoterápicos,  para a Revista Sou mais Eu, que mais uso no consultório e que dão bons resultados?? A entrevista na íntegra você confere aqui no blog!

Lembrando que você precisa de um profissional para te prescrever, ok?? Aqui são apenas dicas do que você pode usar para ajudar no processo!!!



1) Quais as vantagem (se elas existirem) de usar um fitoterápico como auxiliar de redução de peso, ao invés dos medicamentos alopáticos que existem por ai?

Dra Fernanda Granja: Não existe fórmula mágica para emagrecer! Nem mesmo os medicamentos alopáticos funcionam isoladamente. Tudo depende da combinação da dieta com atividade física, e então os fitoterápicos entram como coadjuvantes, mas não como pílula milagrosa. Eles são bastante eficientes e, quando utilizados com orientação de um profissional, trazem excelentes resultados. A vantagem das substâncias naturais é agir de maneira suave, respeitando o funcionamento do corpo. Mas não se engane com a idéia de que só porque é natural quanto mais, melhor. Eles necessitam de quantidades ideais, seu excesso, assim como um medicamento, pode ser prejudicial à saúde.

 2) Existem os fitoterápicos combinados, feitos em farmácia de manipulação, que são comprados com receita médica. No entanto, há os fitoterápicos industrializados, comprados livremente em lojas de produtos naturais. Quais os cuidados que uma mulher tem que ter ao comprar um desses produtos em lojas naturais? (Tem algum selo de qualidade? Tem algum registro, alguma informação na embalagem que ela possa olhar pra não comprar um produto de má qualidade?)

Dra Fernanda Granja: Quando o nutricionista ou médico fornecem a receita para manipulação, as quantidades são bem específicas para aquele paciente, e geralmente são combinados com outros nutrientes que protegem suas propriedades e/ou potencializam seus efeitos. Esse seria o ideal, pois no produto pronto, corre-se o risco de exagerar na dose ou de usar uma dose menor do que realmente é efetivo para cada um. Alguns fitoterápicos são apenas de prescrição médica pois atuam no sistema nervoso central ou pode ser tóxicos para o fígado. Então o cuidado é essencial. Sobre o selo de qualidade, não existe nada desse tipo, no entanto, deve-se olhar se o produto possui registro na ANVISA. Apenas depois disso, deve-se comprar o produto e mesmo assim receber uma indicação de médico ou nutricionista.

3) Baseada na sua experiência clínica, quais as substâncias fitoterápicas que a você mais recomenda no seu consultório, como auxiliares de emagrecimento? (É possível nos dizer o nome de cinco ou sete, preferidos?)




Dra Fernanda Granja:
Citrus Aratium;
Garcinia Camboja;
Pholia negra;
Camellia sinensis;
Cassia nomame;
Cardo Mariano;
 4) Como cada um desses fitoterápicos age no corpo? Pra quais perfis de paciente cada um desses cinco ou sete fitoterápicos é recomendado? (há algum melhor pra quem tem ansiedade por doce? Há outro mais recomendado pra queimar energia mais rápido? Há algum ideal pra quem quer retardar o esvaziamento gástrico? Há algum mais recomendado pra mulheres mais  jovens ou mais velhas?)
Dra Fernanda Granja
·         O Citrus aurantium, ou Advantra Z, obtido da laranja amarga, pode agitar o ritmo do seu organismo. Ele possui propriedade digestiva, melhorando a absorção dos nutrientes e protegendo o estômago. Possui também, nutrientes capazes de acelerar o metabolismo, promovendo uma maior queima de calorias e, conseqüentemente, dos estoques de gordura. Além disso, estimula a produção de adrenalina, o que é ótimo para quem pratica atividade física.  Tudo isso melhora o rendimento durante o exercício, e auxilia no ganho de massa magra. Apesar de ter uma ação próxima à da efedrina (Ephedra sinica, também conhecida como Ma Huang) – proibida por acelerar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, aumentando o risco de insônia, nervosismo, infarto e derrame –, o Citrus é mais seguro. Ele se liga a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo e a queima de gordura sem interferir no sistema cardiovascular. Outra explicação para a substância ajudar a definir a musculatura, é deixar os aminoácidos mais acessíveis para a formação da proteína — indispensável para a construção e manutenção dos músculos.

·         A Garcinia cambogia é um fruto que contém ácido hidroxicítrico (AHC), o qual possui capacidade de reduzir o apetite e diminuir a vontade de comer doces compulsivamente. Ele age como bloqueador da enzima ATP-citrato liase, necessária para o armazenamento de gordura corporal, e portanto, não deixa que as gordurinhas extras aparecerem. Este processo ainda aumenta a síntese de glicogênio nos músculos e fígado, o que dá uma força extra na saciedade e no controle do apetite! Além disso, ainda estimula a liberação de serotonina, um neurotransmissor vital envolvido no controle do apetite.
·         A Pholia negra contribui para perda de peso, melhorando a resposta sinalizadora da saciedade, através do retardo do tempo de esvaziamento gástrico e da redução da leptina circulante, ou seja, você demora mais tempo para sentir fome novamente.
Ela é capaz também de alterar o metabolismo de ácidos graxos e de glicose, diminuindo a formação de gordura visceral.
·         O chá verde, extraído da planta Camellia sinensis, além de prevenir diversos tipos de câncer, diminuir o colesterol, proteger os pulmões e os neurônios e retardar o envelhecimento, a erva faz o corpo queimar 5% a mais de calorias. Isso se deve a presença de polifenóis e cafeína.  Ainda, possui propriedades que garantem a regularização das funções digestivas, reduzindo a incidência de prisão de ventre, gases e digestão lenta. Por isso, o apetite tende a diminuir, e consequentemente o peso também.
·         O extrato seco do fruto da Cassia nomame, também conhecido por casiolamin, pode “diminuir” a absorção de gordura dos alimentos, pois este inibe a ação da enzima lípase (responsável pela digestão da gordura), que como não é absorvida pelo corpo, é eliminada. Estudos mostram que a casiolamin é capaz de reduzir em 30% a absorção da gordura ingerida, favorecendo o emagrecimento. O extrato é indicado principalmente para quem deseja emagrecer e/ou dimunuir os níveis de colesterol ruim (LDL).
·         O Cardo Mariano possui ação desintoxicante, diurética e redutora da pressão arterial. Por isso é utilizada no tratamento de prisão de ventre crônica, de várias doenças hepáticas tais como a icterícia, cálculos biliares, hepatite e fígado gordo, como descongestionante do sistema circulatório, no tratamento de hemorróidas e úlceras, como anti-alérgico no tratamento da asma e urticária.
5) Quais as contra-indicações e restrições de cada um desses fitoterápicos? (Há algum que deva ser evitado por hipertensos? Grávidas? lactantes?)
Dra Fernanda Granja: Todas essas substâncias que escolhi são estimuladoras de metabolismo, e portanto não devem ser usadas sem acompanhamento médico por hipertensos, grávidas ou mulheres que estão amamentando.
6) Sobre administrar mais de uma cápsula fitoterápica ou mandar manipular fórmulas: é possível fazer isso com segurança por conta própria, ou é preciso procurar o especialista sempre? Se é possível fazer com segurança, quais substâncias poderiam ser combinadas? Se não é possível, quais são os riscos de fazer isso sem a assessoria profissional adequada?
Dra Fernanda Granja: É preciso procurar um especialista sempre! O fitoterápico é uma erva que possui algum efeito funcional no organismo. É um medicamento em forma de planta e isso deve ser entendido como um alerta. É possível sim combinar algumas ervas e isso a torna mais efetiva. No entanto deve-se conhecer bem a fundo cada erva para que uma não atrapalhe o efeito da outra. Outro cuidado que se deve ter é o de conhecer como cada erva vai agir no organismo e conhecer a interação medicamentosa. Vários medicamentos não podem ser combinados com ervas, pois pode dar um efeito contrário no fígado ou provocar uma taquicardia ou até mesmo, impedir a coagulação do sangue ou a fluidez do mesmo. Novamente, não é porque trata-se de uma erva que pode ser usado indiscriminadamente.


Dicas, dicas, dicas!!!
Qualquer dúvida estou aqui!
beijosssss

OBS: Fonte: Boa Forma

24 comentários:

  1. Parabéns por nos orientar, sempre com boas dicas! Acho super importante ficar mais próximo do que é natural, sabemos que todo medicamento tem um ou mais princípios ativos. Eu estava vivendo um processo de ansiedade, acho que quase uma depressão, recebi várias sinalizações de tomar medicamentos com retenção de receita, foi aí que pedi ao meu neroulógista algo que me deixasse longe de alguma dependência, ele me informou um fitoterápico, me fez muito bem, acho que é muito importante ter vontade que isto faça efeito, e sempre procurar um bom profissional!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Obrigada! E Fitoterápico adianta sim! E sempre procure um profissional para prescrever!
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. dra fernanda, o texto do citrus aurantium está exatamente como no site da boa forma. alguém deixou de dar o crédito da fonte! Cuidado ao copiar ou veja bem se não estão te copiando!!! Citar a fonte é muito importante!!!!

    ResponderExcluir
  4. Prabéns Drª. Fernada pelo seu blog. Vi algumas entrevistas sua falando à respeito de fitoterápicos e como podem nos ajudar na forma física quanto na saúde. Qual sua opinião, é possível combinar Citrus Aurantium e Casiolamin ?

    ResponderExcluir
  5. Como nutricionista posso prescrever garcinia cambogia 500 mg + gymnema sylvestre 250 mg ???

    ResponderExcluir
  6. Quem tem hiotireoidismo pode tomar a combinação de garcinia cambogia com gymnema sylvestre??

    ResponderExcluir
  7. Eu me tornei diabetica na gravidez, meu filho hoje tem 3 anos, hoje controlo a diabete so com o alimento mesmo, pois não fica tao alta como na gravidez. Comecei a tomar o Garcinia cambodia a uma semana, estou me sentindo super bem, ele controla meu apetite. Minha pergunta e? Pode fazer mal algum pra minha saude? Ou qual as contra indicacoes?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Quem tem hiotireoidismo pode tomar a combinação de garcinia cambogia?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Gostaria de saber sobre a mesma pergunta anterior. Quem tem hipotireoidismo pode usar garcinia cambogia?

    ResponderExcluir
  10. Quem tem hipotireodismo pode usar garcinia cambogia, é relevante salientar que já tive C.A de tireoide em 1982/2008.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Dra. Fernanda! Gostaria de saber se o Citrus aurantium pode ser consumido por pessoas hipertensas que tomam medicamento para controle da pressão. Em caso afirmativo, quais marcas de farinha ou de cápsulas de Citrus a senhora recomenda? Muito grata.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Dra. Fernanda! parabens pelo seu site... Me indicaram Garcinia cambogia para a moderação de comer doces. Estou com medo de tomar pois estou tentando engravidar minha esposa e tenho medo que este produto faça mal ou reduza de alguma maneira meus espermas. Pergunto: A garnicia cambogia faz algum tipo de mal para os espermatozoides? Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Dr. Fernanda Parabéns pelo site, sou Nutricionista e agora que estou começando a trabalhar com esses produtos manipulados, gostaria de saber você tem algo como quantidade de cada produto que pode ser manipulado, quais podem se misturar? Estou bem perdida. Att
    Aguardo
    Wats: (32) 984545738

    ResponderExcluir
  14. Estou amamentando minha filha tem 1 ano posso tomar Garcinia e cascata sagrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Elisangela os fitoterápicos citados não são indicados para gestantes e nem para lactantes.

      Excluir
  15. Amei a matéria!! Maravilhosa, muito obrigada Dra. Fernanda, estou tomando A Garcinia combinado com Citrus, está sendo ótimo, os efeitos são visíveis. Santos medicamentos, santa natureza!

    ResponderExcluir
  16. Amei a matéria!! Maravilhosa, muito obrigada Dra. Fernanda, estou tomando A Garcinia combinado com Citrus, está sendo ótimo, os efeitos são visíveis. Santos medicamentos, santa natureza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ariadne, Estou querendo tomar. Você mandou manipular os dois juntos? Conseguiu diminuir o apetite?

      Excluir
  17. Doutora, estou querendo tomar esse remédio, eu ainda não estou grávida, estou tentando engravidar!!!!! Posso tomar esse remédio?

    ResponderExcluir
  18. Olá ! Pode tomar a garcinia cambogia com o chá verde ???

    ResponderExcluir
  19. Olá Drª gostaria de saber se posso toma uma manipulação de:adianta z 200mg,faseamentos 300mg,chitochit200mg,sene 300mg, garcinia 200ml, cavalinha 100mg,capsiate 4mg,cassiolamina 300mg,picolinato de cromo 300mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Drª gostaria de saber se posso toma uma manipulação de:adianta z 200mg,faseamentos 300mg,chitosan 200mg,sene 300mg, garcinia 200ml, cavalinha 100mg,capsiate 4mg,cassiolamina 300mg,picolinato de cromo 300mg
      Porem estou amamentando gostaria de saber se posso ou não toma?

      Excluir
  20. Dr.Para prescrever fitoterápicos é necessário realizar prova de título?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!