terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tudo sobre a Chia

Bom dia!!!

O post de ontem me fez lembrar que dei várias dicas para o programa na TV Aparecida! Depois vou tentar colocar os vídeos aqui no blog, tá?
Dei 5 dicas para uma ceia saudável e uma delas foi uma receitinha de molho de chia que você pode fazer!

Se você for receber os amigos em casa na virada do ano, essa é uma ótima receita! Fácil, fácil!!


Molho de Chia para a salada

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de sementes de chia

2 dentes de alho amassados com sal marinho a gosto

Suco de 1 limão

1 tomate (sem pele e sem sementes)

1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Bata os ingredientes em um processador e use como tempero.





E Finalmente vou falar sobre a Chia! Muita gente me pediu aqui no blog, muita gente me perguntou pelo facebook, mas eu estava esperando sair a matéria na Revista Vida Natural, que eu tinha colaborado!





Então, vamos lá!

Quais os benefícios da semente de chia?
Dra Fernanda Granja: As sementes de chia possuem elevados níveis de ômega 3, além de grandes quantidades de fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas e sais minerais, como ferro, magnésio e cálcio. É também fonte de vitamina B e possui forte atividade antioxidante. A semente de chia também está relacionada a um efeito protetor contra agregação plaquetária, é antiinflamatório e antiviral; também protege contra doenças cardiovasculares, embolia, câncer de pulmão e de estômago. A chia auxilia na melhora da saúde cardiovascular, já que fornece níveis elevados de ácidos graxos essenciais; atua na redução dos níveis de glicose sanguínea (é rica em fibras solúveis); aumenta a saciedade e reduz a vontade de comer doces, pois as fibras possuem efeito sobre o trato gastrointestinal, retardando o esvaziamento gástrico, o que também evita a ocorrência de picos de glicemia. As fibras, em contato com a água, formam uma espécie de gelatina, que retarda o processo de digestão. No intestino, o gel ajuda a regulariza-lo e potencializa a absorção de nutrientes; atua na redução do colesterol e está relacionada ao processo de hidratação, pois a semente possui a capacidade de absorver de 10 a 12 vezes seu peso de água. Isso faz com que a semente inche e, retendo água, atua na hidratação do corpo. Rica em cálcio, ferro e magnésio, a chia é importante na manutenção da saúde óssea (cálcio), na construção do tecido muscular (magnésio) e no controle do humor e combate ao estresse. Tem, ainda, poder desintoxicante, já que a fibra atua na regulação do trânsito intestinal.

 - Quais os benefícios do ácido alfa-linoléico encontrado no grão?

Dra Fernanda Granja: O ácido alfa-linoléico é importante na dieta, já que reduz o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares e atua na melhora de quadros de diabetes. Alguns estudos citam o ácido como protetor de doenças como câncer de próstata. Pesquisas citam que sua falta no organismo pode aumentar em até 70% o risco de doenças cardiovasculares, e ele também pode possuir efeito protetor em isquemias e epilepsias.

Ela pode ser considerada mais “poderosa” em relação aos nutrientes se comparada com a quinoa e a linhaça?

Dra Fernanda Granja: Não sei bem se podemos responder isso com precisão. É preciso muitoa análise química do alimentos para podermos ter certeza. No entanto, a oxidação da chia deve ser mínima, pois é rica em antioxidantes . Comparando com a linhaça, a chia é rica em vitamina B, o que não ocorre com a linhaça. Estudos recentes mostram que baixos níveis de vitamina B6 no sangue estão relacionados a risco de doenças cardiovasculares. A chia possui mais ômega 3 do que a linhaça, e tem o benefício de não precisar ser triturada para que seus benefícios sejam obtidos.

Em relação à quinua, penso que a quinua é mais completa em se tratando de vitaminas e minerais.

- A semente de chia pode auxiliar no emagrecimento? Por quê?

Dra Fernanda Granja: Seu poder de emagrecimento está relacionado a elevada quantidade de fibras solúveis e insolúveis que a chia possui, que proporcionam sensação de saciedade. Suas sementes são ricas em fibra. Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gel no estômago, o que faz com que a digestão ocorra de maneira mais lenta. Assim, a saciedade ocorre mais rapidamente, e a pessoa acaba ingerindo porções menores.

Além disso, é rica em magnésio o que favorece o correto funcionamento do metabolismo celular, ajudando a manter o peso ou até mesmo emagrecer em alguns casos.

Possui alguma contraindicação de consumo?

Dra Fernanda Granja: Estudos não relatam nenhuma evidência de reação alérgica a chia. Além disso, a chia não estraga com facilidade (por ser protegida por antioxidantes naturais) e pode ser armazenada por períodos prolongados. Pode ser consumida crua, triturada ou misturada com água.

- Qual a quantidade de consumo recomendada?
Dra Fernanda Granja: Duas colheres de sobremesa de chia diariamente é suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e reduzir a sensação de fome.

- Pode ser ingerida todos os dias?
Dra Fernanda Granja: Sim, como qualquer outroa limento rico em fibra. Nós precisamos de 30g de fibra por dia, então vale  a pena introduzir essa semente no cardápio.

- Pode sugerir 2 receitas práticas e saborosas para preparar com a semente de chia? Podem ser bolos, sopas, vitaminas...

Flan de Frutas

Ingredientes:
2 ameixas pretas médias sem caroço
3 damascos secos médios
1 colh de sopa de uva-passas
1 colh de sopa cheia de farinha de semente de chia
1 xícara rasa de água de coco
1 colh de sopa rasa de amaranto em flocos
8 morangos médios (ou a fruta que preferir)
1 fatia pequena de abacaxi
4 morangos para decorar

Modo de Preparo:

Deixe as frutas secas e a chia de molho na água de coco por 1 hora. Coloque-as no liquidificador e acrescente o amaranto e os 8 morangos. Bata até ficar cremoso.

Corte o abacaxi e os 4 morangos em cubinhos e ponha em cima do creme. Sirva frio.



Para usar já!
beijossss

51 comentários:

  1. Dr.(a) me chamo Daniela. Eu comecei a toma-la a uns seis dias, comecei a sentir nauseas,muito sono e dor de cabeça, então parei de tomar por dois dias e tudo passou, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá comecei tomar 3 vezes ao dia, tbém tou sentindo os mesmos sintomas do amigo acima, será que seria adaptação ou vai continuar devido ao organismo rejeitar

      Excluir
    2. eu também sinto dor de cabeça leve quando como chia =\

      Excluir
    3. Estou usando chia por 3 dias e estou sentindo muita dor de cabeça, pelo visto todos aqui sentem os mesmos sintomas

      Excluir
    4. Estou usando chia por 3 dias e estou sentindo muita dor de cabeça, pelo visto todos aqui sentem os mesmos sintomas

      Excluir
    5. Estou tomando a uma semana.e sinto muito sono

      Excluir
    6. Amigos, tomei chia há 2 dias com Iorgute e comecei a ter ânsia de vomito e sensação de estar empazinada, um nó na garganta como se tivesse parado e muita dor de cabeça e até mesmo febre! Alguém sentiu algo parecido?? Pode me ajudar??

      Excluir
    7. Li que a chia provoca hipotensão arterial, portanto provoca sono devido a diminuição da pressão. Quanto a dor de cabeça, nunca senti.

      Excluir
    8. Tenho somente um rim , a três anos doei um rim pra minha filha , tenho receio de consumir sementes de chia pelo fato de só ter um rim , e não ter uma boa absorção

      Excluir
  2. doutora
    quero saber se posso dar chia para criança, como forme de um aliemento rico em nutrientes e se posso, qual quantidade
    meu filho tem três anos e não tem se alimentado variado, mas adora sucos naturais, ai queria saber se poderia por uma colher de chia, porque pelo que li possui bastante ferro, claro se crianças forem liberdas para o consumo e qual marca é melhor

    ResponderExcluir
  3. Dra, boa tarde me chamo Vanessa estou tomando o oleo de coco e a chia mais gostaria de saber se posso tomar a linhaça tambem.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. meu nome é cristiane tenho um rins só posso tomar chia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. posso tomar chia com problema de rins

      Excluir
    2. Dra:no primeiro dia que tomei o chia sentir dor no rins e muito sono gostaria de saber se a causa foi a chia

      Excluir
  5. Boa Tarde!
    Eu tenho muito ferro no sangue,posso tomar chia???

    ResponderExcluir
  6. Qual o leite adequado para tomar com a chia ?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber os beneficios da chia para as crianças?

    ResponderExcluir
  8. Dra. Boa tarde
    Então, a semente de chia por ser fonte riquisima de proteinas e antioxidante, seria entao benéfica a praticantes de atividades física para o aumento de massa muscular?

    Ela poderia ser tomada logo após a atividade fisica como fonte de proteina propiciando o ganho de massa muscular?

    A proteina da chia seria de rápida absorção?

    Bom fim de semana,

    Luis ALberto
    Ilhéus - Ba

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber se a pessoa q tem gastrite pode toma a chia obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Eu quero saber se quem tem gastrite pode tomar chia eu tenho gastrite e comesei toma e não aguento tanta dor no meu estomago

    ResponderExcluir
  11. quem tem gastrite pode usar chia?

    ResponderExcluir
  12. Olá bom dia eu gostaria de saber quantas vezes ao dia posso tomar chia. e quantas colheres de sobremesa ao dia

    ResponderExcluir
  13. ja estou fazendo dieta para eliminar 10 kg, e pensei comprar capsulas de oleo de chia.
    eu posso tomar?
    auxilar no emagrecimento?
    aguardo!

    ResponderExcluir
  14. comecei tomar semente de chia, faz 3 dias e estou com muito amargo na boca, chega ficar incontrolavel, o estomago ja doia antes de usa-lo e continua, queria uma resposta

    ResponderExcluir
  15. Tenho calculo renal gostaria de saber se tem problema tomar semtente de chia, e também percebi que ao tomar a chiam fico com uma forte dor de estomago, o que pode ser isso???

    ResponderExcluir
  16. A CHIA PODE CAUSAR DANOS RENAIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero saber se chia causa problema renal e é contra indicada quem tem insuficiência renal

      Excluir
    2. estou esperando a resposta da pergunta que o fiz

      Excluir
  17. comecei a tomar 3 dias, e no 4o dia senti mta dor de cabeça, ja suspendi o uso, mas gostaria d saber explicaçao medica do porq alguns organismos nao se adaptarem ao consumo e outros sim .

    ResponderExcluir
  18. oi Dra Fernanda......comecei a tomar chia e meu estomago esta pior....pois tenho gastrite.....sera posso continuar tomando ou neste caso melhor suspender?

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se chia melhora o hipotireoidismo?

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber se chia melhora o hipotireoidismo?

    ResponderExcluir
  21. sempre consumi chia em grãos e nunca tive problemas.

    faz 2 dias que estou tomando as cápsulas do óleo de chia e estou com muita dor de cabeça.

    é normal?

    ResponderExcluir
  22. sempre consumi chia em grãos e nunca tive problemas.

    há 3 dias to consumindo as cápsulas do óleo de chia e estou com muita dor de cabeça. é normal?

    ResponderExcluir
  23. Estou amamentando posso tomar chia e linhaça?

    ResponderExcluir
  24. Dra. Fernanda, gostaria de saber se posso administrar chia para uma criança de 4 anos de idade e qual a melhor marca.

    ResponderExcluir
  25. Oi!!!
    Consumo chia faz algum tempo, mas também sinto alguns incomodos; é normal?

    ResponderExcluir
  26. Doutora estou tomando ha tres dias, senti muita dor de cabeca mal estar e normal?

    ResponderExcluir
  27. Ola!! Nao vejo resposta perguntas feitas!!!

    ResponderExcluir
  28. Em casos de insulficiencia renal,tem algum problema?

    ResponderExcluir
  29. Dra por que a senhora não responde?

    ResponderExcluir
  30. Quem tem gastrite crônica pode utilizar a chia?

    ResponderExcluir
  31. qual e o limite de idade pra usa chia

    ResponderExcluir
  32. Estou tomando chia e caindo de sono. Vou parar !

    ResponderExcluir
  33. Pra que comentar se você não responde.

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de visualizar as respostas !!!!!

    ResponderExcluir
  35. Dra.Fernanda porque não responde as inúmeras perguntas feitas , já que permitiu esse espaço? Acho essa atitude ante ética da sua parte

    ResponderExcluir
  36. Muito cuidado com o uso dessa semente. A Chia NÃO pode ser consumida seca. Leiam esse artigo: http://sossolteiros.bol.uol.com.br/cuidado-o-consumo-de-chia-nao-e-indicado-para-qualquer-um/

    ResponderExcluir
  37. Eu quero saber se tem contra indicação para tomar chia se pode causar dor de cabeça

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!