segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Açúcares - Sesc Pinheiros

Bom dia!!
Como vocês sabem, no último dia 17 aconteceu minha última palestra no Sesc! Gostaria de agradecer a presença de todos e foi muito legal saber que tanta gente gostou da minha participação lá! Obrigada pelo carinho!!! Até conheci uma leitora do blog! Muito gratificante!




Na primeira, falei sobre Óleos Vegetais, que aconteceu em setembro, na segunda, falei sobre Papinhas Funcionais, que aconteceu em outubro e essa última, que falei sobre Açúcares - como adoçar dentre tantas opções? - que aconteceu em novembro! Também teve um trabalho com as crianças, que foi super legal!!








Não vou conseguir escrever aqui tudo o que eu falei lá, porque foi um assunto bem discutido e várias dúvidas surgiram, então estou até pensando em repetir esse ciclo de palestras no ano que vem, pois percebi que muita gente não sabe o que usar! O que vocês acham???

Fiz duas receitinhas usando açúcar mascavo e demerara, para o pessoal ver que não altera o sabor de receitas! Olha só:

 
Bolo de açúcar mascavo

Ingredientes:
1  xícara (chá) de açúcar mascavo peneirado
1  xícara (chá) de farinha de trigo integral
1  xícara (chá) de farinha de trigo
½  xícara (chá) de manteiga
1  colher (sopa) de fermento
Margarina e farinha de trigo para untar
3 ovos

Cobertura:
1  xícara (chá) de raspas da casca de limão
2  colheres (sopa) de açúcar mascavo
4  colheres (sopa) de manteiga
½  xícara (chá) de castanha-do-pará

Modo de Preapro:
Bater a manteiga com açúcar, até obter uma mistura leve. Acrescentar as farinhas, o fermento, os ovos e bater bem. Colocar em uma forma redonda untada e enfarinhada. Levar ao forno, preaquecido, por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retirar do forno, desenformar e deixar esfriar. Para a cobertura, bater a manteiga com o açúcar, até obter um creme claro. Juntar a castanha, as raspas de limão e cobrir o bolo.


Bolo de Banana Integral

Ingredientes:
10 ameixas sem caroço
6 bananas nanicas (precisam estar bem maduras)
2 colheres de chá de farinha integral orgânica
2 xícaras de agúcar orgânico
2 xícaras de chá de aveia em flocos finos orgânico
1 colher rasa de sobremesa rasa de cravo em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 coher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 caixa de creme leite de soja


Modo de Preapro:
Colocar todos os ingredientes num recipiente e mexer com a mão mesmo. O que vai dar a liga é a banana bem madura e o creme de leite de soja.
Em seguida, leve ao forno. De 40 a 60 minutos.

Enquanto isso, prepare a calda:
3 colheres de sopa de extrato de soja
3 colheres de sopa cacau
500 ml de água
Leve ao fogo.

Quando o bolo ficar pronto, jogue a calda por cima.
Corte em quadradinhos.





São deliciosos!!
No próximo post coloco um pouco dos slides aqui, para vocês terem uma pequena idéia do que eu falei!
Qualquer dúvida estou aqui!
beijosssss

2 comentários:

  1. Bom dia Dra. Todos os dias pela manhã faço um shake de criação própria, bato no liquidificador: 220ml de suco de soja, uma fruta com casca, gelape (colágeno hidrolisado com muitas vitaminas), farinha de banana verde e 50ml de xarope de guaraná. Ainda tomo 02 cápsulas de óleo de linhaça e durante o dia 02 cápsulas de ginko biloba (para aumentar minha concentração e memorização). Queria acrescentar o óleo de coco e o chá verde no meu dia-a-dia. O uso de todos esses fitoterápicos misturados podem me fazer algum mal? Tenho 30 anos, peso 49Kg e faço musculação 3x semana e meu intestino é MTO PRESO. Por favor me responda!!!!

    Em seu post de 28 fevereiro Acelere seu metabolismo com coco, possui vários posts com inúmeras dúvidas...

    ResponderExcluir
  2. Oi! Vou te dar uma sugestão para o seu intestino: a soja pode prender um pouco, então troque por um suco de fruta e coloque 1 colh de sopa ou sobremesa de quinua ou amaranto em flocos. E vc precisa beber muita água, senão esse tanto de fibra vai prender ainda mais as fezes... então beba muita, muita água. Legumes cozidos e folhas sempre soltam o intestino. Então talvez vc está precisando aumentar a quantidade no almoço...
    E sobre o óleo de coco, pode acrescentar sem problemas. Eu gosto de indicar antes e depois do exercício! Não vai interferir com nada do que você toma. O chá verde tb não vai te atrapalhar, só não tome depois das 16h, por causa do sono...

    Eu sei que muita gente tem dúvida, mas não dá pra voltar nos posts e responder um a um! Então estou pedindo para colocarem suas dúvidas no post recente! Vc leu e foi esperta! rsrsr
    beijossssss

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!