terça-feira, 17 de janeiro de 2012

7 Alimentos no controle da Pressão Arterial

Bom dia!!!

Aí vai minha coluna no Jornal Vida Integral   desse mês de janeiro!
Dessa vez é sobre pressão arterial! Dê um up no seu tratamento com esses alimentos! Quem sabe, o médico pode até diminuir o remédio?? Seria incrível, não???



7 alimentos no controle da Pressão Aterial
Já falamos de nutrientes e produtos que diminuem o açúcar no sangue e o colesterol sanguíneo e na coluna do mês passado, falamos dos nutrientes que modulam a pressão arterial. Dessa vez, vamos falar dos meus 7 produtos preferidos que diminuem e controlam a sua pressão sanguínea. Como eu sempre falo, coloque no cardápio já!

1. Cacau
Sim, você leu bem. O que está escito aí acima é o cacau e não o chocolate. O cacau puro, livre de gordura,está sendo muito estudado nos dias de hoje. Ele é fonte de flavonóides, que dentre outras qualidades, promovem relaxamento dos vasos sanguíneos e consequentemente, diminuição da pressão arterial.

2. Alho
Rico em alicina como mostrei na coluna passada, o alho tem o poder de aumentar a elasticidade dos vasos. Mas para esse efeito,  é necessário um pequeno truque! Deve-se picar e mecerar o alho e deixar repousar por 10 min. Esse tempo é necessário para que as enzimas possam agir e assim, colhermos os benefícios. Vale lembrar que o suplemento de óleo de alho não promove esse efeito, sendo indicado o consumo de alho cru. Estudos mostram que 1 dente de alho cru  por dia é suficiente. E a minha última dica, é você consumir esse alho cru em forma de pasta e colocar na sopa ou em alguma preparação já pronta! Assim, fica mais fácil!

3.  Suco verde
O famoso suco verde, feito com folhas verdes como couve, salsinha, agrião e almeirão, é rico em magnésio, que por sua vez tem ação comprovada no controle da pressão arterial. Pesquisas mostram que a deficiência de magnésio no nosso organismo, é um dos motivos de oscilação da pressão sanguínea. No sistema cardiovascular, a falta de magnésio prejudica o coração, por falta de oxigênio e reduz a produção de óxido nítrico, que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos. Isso provoca dores no peito, arritmias, infarto agudo do miocárdio e hipertensão.
O que agrava ainda mais a situação, é que pessoas que tomam medicamentos para diminuir a pressão, geralmente tomam diuréticos, e com isso há grande perda de minerais, incluindo o magnésio, o que não contribui em nada para o controle da pressão ao longo do tempo.
A minha dica é consumir o suco verde no café da manhã ou no lanche da tarde!

4. Chia
Essa semente nova no pedaço é riquíssima em ácido linolênico, o omega 3 e contém ainda omega 9 e 6, que são o ácido oleico e o alfa-linoleico, respectivamente. Isso mostra que é um alimento altamente antiinflamatório, agindo no controle e redução da pressão arterial.

5. Grãos integrais e legumes
Base da dieta mediterrânea, os grãos integrais como arroz integral e os legumes, se tornaram importantes aliados na busca de uma vida saudável. Estudos mostram que esses alimentos estão diretamente relacionados com a diminuição da pressão arterial.

6. Azeite de Oliva extra-virgem
1 colh de sopa por dia de azeite de oliva extra-virgem, é suficiente para estimular a produção de óxido nítrico, um excelente regulador da pressão sanguínea, pois em conjunto com outros fatores que o próprio azeite fornece, deixa o sangue mais fluido.

7. Chá de Sete-sangrias
A planta C. Carthagenensis, popularmente conhecida como setes-sangrias, é conhecida por diminuir a pressão arterial  se usada ao longo do tempo. Acho que vale a pena acreditar na sabedoria antiga e testar!

Receitas

Mousse de abacate e caldo de cana

Ingredientes:
2 e ½ xícaras de chá de caldo de cana congelado
½ abacate maduro
2 colh de sopa rasas de cacau em pó

Modo de Preparo:
Deixe o caldo de cana descongelar um pouco por 15 minutos. Coloque-o no liquidificador e acrescente o abacate picado e o cacau.
Bata até que fique com a consistência de musse.
Sirva em seguida


Molho para a salada a base de Alho e Chia

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de sementes de chia
2 dentes de alho amassados com sal marinho a gosto
Suco de 1 limão
1 tomate (sem pele e sem sementes)
1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:
Bata os ingredientes em um processador e use como tempero.



Para uma saladinha delícia!!

beijossss

11 comentários:

  1. Nossa, é tão difícil um programa de tv levar uma nutricionista (e boa), e qdo vai eles não deixam falar, tomam conta do assunto.

    ResponderExcluir
  2. Dra.Fernanda, tenho tido, com frequência, hipotensão. Com o calor, tenho procurado me hidratar, pq o Efortil, não me dei bem. Hoje tomei um pouco de caldo de cana, deu gastrointerite, e abaixou um pouco a pressão. Tinha comprado ontem, deixei na geladeira, e tomei hoje (pouca quantidade, copo pequeno não cheio). Teria sido isso? Em tese, o caldo nãoo é um energético?Obrigada.Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia eu sou hipotensa e caldo de cana para mim é um veneno, abaixa minha pressão na hora.
      Tanto que para quem tem problemas com pressão alta é indicado cha de folha de cana!
      Então procure seu médico e veja com ele quais liquidos você pode tomar e nao alterar sua pressão.
      abraços

      cássia

      Excluir
  3. Doutora Fernanda Granja, meu nome é huan e minha sogra ta com um problema serio, ela ta com a pressão alta e o medico informou q num conhece mais nemnhum remedio q possa ajudar no caso dela! Q tipode alimentaçao vc me aconselharia para q ela possa manter o controle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um churrasco de preferência picanha. salgue com sal grosso. Se ela va melhorar eu num sei mas que vai ficar feliz isso vai

      Excluir
  4. Doutora, estou muito preocupado, tenho 14 anos, e minha pressão é 13x7, eu quando mais novo tinha passava mal com pressão baixa, e entrei na natação para regularizar isso, só que agora ela não sai de 13x7, como frutas e legumes raramente e pretendo mudar isso, queria saber de umas frutas e legumes que são exencias para regular a pressão.

    Grato.

    ResponderExcluir
  5. dr fernanda. mim infartei semana pasada to acima do peso e ja nao sei oq faser p baixar peso

    ResponderExcluir
  6. Quem tem pressão alta pode tomar caldo de cana?

    ResponderExcluir
  7. Porque tenho pavor do aparelho de auferir pressão arterial, toda vez que me defronto com o referido,,sinto,nervosismo e meus batimentos cardíaco aumentam . Que fazer ?

    ResponderExcluir
  8. Dra Fernada gostaria de comprar o cha de cranberry, vc teria algum site confiavel para me recomendar?

    ResponderExcluir
  9. Fui no médico com pressão alta de 18 x 11.me passaram captopril mas a pressão continua lamentando.caldo de cana baixa a pressão. Obrihado

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!