quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Intestino do Bebê

As mamães vão gostar desse post!

O portal Minha Vida me pediu ajuda para falar sobre intestino de bebês! O que fazer quando está solto? E quando está preso??

A matéria ficou ótima e você confere em 7 dias para regular o intestino do seu bebê!

E vou deixar aqui as minhas diquinhas especiais, já que no Hoje em Dia  não deu pra falar!

É imporante dizer mamães, que as cólicas são comuns do 1 ao 3 mês de vida, pois o organismo do bebê está sofrendo alterações. Acariciar o bebê, fazer massagens e deixar o bebê brincar sozinho na cama ou em tapetinho próprio no chão e não ficar muito no colo, são técnicas que ajudam no alívio da criança.
Como é fase de transformação e adaptação, depende muito de cada bebê como vai ser o funcionamento intestinal. Alguns evacuam todos os dias com consistência normal, que é a pastosa. Outros demoram a evacuar, mas nem por isso é intestino preso, pois não reclamam e a consistência continua normal. Se a criança chorar muito e não conseguir evacuar, aí que é o problema.




Alguns especialistas dizem, que bebês que nascem antes das 40 semanas de gestação, têm mais tendência de ter problemas com alergias (intestinais e respiratórias) e possíveis cólicas.  Então, a grande sacada é esperar o bebê nascer e não marcar o parto!!! #ficaadica!


Voltando ao assunto das cólicas, o choro é o primeiro sinal que deve ser observado. Se o bebê reclama, deve ser avaliado qual o horário dessas cólicas e ver qual alimento ou qual mamada foi a anterior.
Se o bebê que está sendo amamentando ou tomando leites próprios para crianças, reclamar de cólicas, é bem provável que a alimentação da mãe  ou a fórmula modificado escolhida, esteja fazendo mal ao bebê! 
Ela precisa obervar aquilo que come e observar o bebê. Geralmente, é feita a retirada de determinado alimento, até descobrir o problema. Muitas mamães começam com a retirada de leite e derivados, assim como açúcar, doces e bebidas gaseificadas como é o caso da água com gáse refrigerantes. Esses alimentos costumam provocar cólicas nos bebês, pois seu intestino não está maduro o suficiente para lidar com esses agentes.

Alimentos como leite e deriavados, chocolate, cafés, ovos e chá preto são os primeiros a serem excluidos do cardápio da mamãe.
Se a criança já estiver comendo papinha, deve-se avaliar como foi a receita e o que essa criança está comendo.


Alimentos ajudam a regular o intestino preso
Deve-se estimular o consumo de alimentos ricos em fibras naturais, como é o caso de legumes e frutas.
Alimentos indicados:
• Frutas laxativas (mamão, laranja (c/ bagaço), ameixa preta, mexerica, banana-nanica)
• Vegetais de folha cozidos (como por exemplo, escarola, almeirão, brócoles, couve, etc...)
• Quiabo e vagens;
• Feijão e outras leguminosas
• Aveia, farelo de trigo,
• iogurtes em geral

Alimentos ajudam a regular o intestino solto
Alimentos com pouca fibra, como é o caso das frutas sem casca como a maçã sem casca e a banana, o milho (amido de milho), arroz (farinha/creme de arroz), batata.

Alimentos ajudam a melhorar os gases 
Um chá de camomila ou chá de funcho podem ser aliados para melhorar essa questão, mas não pode ser usado como principal. O que se deve fazer é avaliar o cadrápio/mamadas do bebê.
Além disso, o oferecimento de chás para bebês muito pequenos, podem provocvar um ciclo vicioso, pois provoca aerofagia, agravando as cólicas. E podem ocupar muito volume no estômago da criança e atrapalhar a aleitamento, provocando o desmame precoce e atrapalhando seu crescimento.




Alguma dúvida???
beijossssss

16 comentários:

  1. Já sofri um pouco com está questão, mas desde que entendi que teria que ter uma alimentação mais rica em fibra, meu intestino faz parte de mim, passei a conviver melhor, suas orientações são de grande valia, para nós! Cada vez mais sinto falta quando não vejo seu blog, por falta de tempo, estou viciada no seu modo simples de expor seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  2. Minha bb tem 9 meses, tomava o nan 2 so q ja n estava mais querendo, entao resolvi dar o ninho 1+, e desde qdo comecei dar ela ficou com o intestino solto. O q fazer?

    ResponderExcluir
  3. minha bb tem 5 meses e sofre de intestino preso,dou chá de ameixa preta mais nem sempre resolve.Se eu começar a dar os alimentos ricos em fibras pode resolver?

    ResponderExcluir
  4. Minha bebe toma aptamil ar ela adora mas ela esta muito ressecada so faz coco com o estimulo do supositorio e bem seco o que posso dar para ela dei oleo mineral mas nao resolvel

    ResponderExcluir
  5. meu bebe tem seis meses e ainda mama so leite materno e esta com o intestino preso o que eu faço...

    ResponderExcluir
  6. minha filha tem 5 anos a uns dia tem me reclamado de dores na barriga, e diz mamãe minha barriga st doendo u seja estou c/ dor de barriga não sei oque fazer, cera que ê algum problema mais serio conheci uma mãe que me disse que seu quando era criança sempre reclamava de dores de barriga e ela ñ ligava um certo dia ela o levou as pressas para o hospital c/ uma forte e foi quando ela descobriu que seu filho tinha um problema muito serio no intestino quando foram ver o menino estava c/ câncer intestinal muito triste saber algo assim espero que ñ seja nada serio minha filha já foi internado por diarreia por sangrar massa deu ñ deu nada graças a DEUS.

    ResponderExcluir
  7. olá!!!! A minha bebê tem 3 meses está com 8 dias sem evacuar e só amamento... Já dei chá de erva doce e ela só solta gases e nada de evacuar. quem pode mim ajudar por favor???

    ResponderExcluir
  8. olá!!! O meu bebê completou 3 meses ele sente muito desconforto pelos gases que acumula nele o dia inteiro eu dou luftal mas não adianta nada ele diminuiu coco dele faz 1 vez só por dia isso quando faz ele fica enjoadinho o dia inteirinho e quando chega a noite ele chora muito faço massagem nele e ele solta um pouquinho de gazes ele acalma um pouco mas a barriguinha dele continua com bastante ar ele não dorme direito a noite se mexe muito acho que é por causa do acumulo de gases e eu já tirei quase tudo da minha alimentação e mesmo assim ele sofre de cólica já não sei mais o que fazer por favor me ajuda eu estou desesperada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha minha filha desde quando nasceu ela sentia muita cólica ... Então a pediatra mim recomendou comprar o COLIKIDS ele é um pouco caro mas mim ajudou bastante ... Umas 3 gotinha ao dia está suficiente ...

      Excluir
  9. olá!!! O meu bebê completou 3 meses ele sente muito desconforto pelos gases que acumula nele o dia inteiro eu dou luftal mas não adianta nada ele diminuiu coco dele faz 1 vez só por dia isso quando faz ele fica enjoadinho o dia inteirinho e quando chega a noite ele chora muito faço massagem nele e ele solta um pouquinho de gazes ele acalma um pouco mas a barriguinha dele continua com bastante ar ele não dorme direito a noite se mexe muito acho que é por causa do acumulo de gases e eu já tirei quase tudo da minha alimentação e mesmo assim ele sofre de cólica já não sei mais o que fazer por favor me ajuda eu estou desesperada...

    ResponderExcluir
  10. Olá,meu bebê tem 1ano e é down,ele tem o intestino muito preso,toma laxantes diariamente e muitas vezes n tem resultados.Posso dar leite de caixinha com alguma massa(mucilon,neston

    ResponderExcluir
  11. Até então ele não toma nenhum outro leite eu só amamento,mas não dar porque ele acorda várias vezes na noite com fome.o que posso fazer preciso de ajuda por favor!!!!

    ResponderExcluir
  12. Dra não sei mais o que faço para ajudar minha filha ,ela tem 2 anos e passa varias vezes por crises de não conseguir evacuar e olha que tenho muito cuidado com a alimentação dela ,evito bastante carboidratos...estou administrando óleo mineral junto com farlac 2 x ao dia e não estou tendo resultado...a última crise que teve ,tive que fazer lavagem em casa e foi muito sofrido,só por Deus ..não quero mais que ela passe por isso...a minha opção agora é levá-la em um gastro infantil.

    ResponderExcluir
  13. Dra meu bebe esta com 26 dias ele nasceu de 34 semanas nasceu com uma dificuldade respiratória e teve um pequeno inchaço no estômago qua do mamou pela primeira vez q foi pela sonda eu estava dando o peito e complimentando com o nan mais pelo fato do nan ser mais caro troquei pelo nestogeno só que o nestogeno resecou meu bebe. Gostaria de saber se posso dar chá de camomila com 3 gotinha de Luftal para ele ?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Minha filha tem 2 meses e 15 dias .. ela toma leite artificial o nestogenio , só que logo que começou a toma leite ela fazia Coco de 3 em 3 dias e agora passa de 5 dias sem fazer ... e já coloquei suas vezes supositório nela , so que tenho medo dela se acustoma . O que eu deve fazer pro meu bebê fazer Coco?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!