segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Agrotóxicos - o que fazer???

Bom dia!

Como prometido, vamos falar sobre agrotóxicos!!!



É um assunto polêmico e complicado de se falar, mas precisamos refletir sobre isso!

Quando fui dar a palestra sobre papinhas no Sesc Pinheiros, pesquisei bastante sobre a química que os agricultores colocam no alimento.

Olha só esse vídeo. É um pouco longo, mas vale a pena você assistir.



O grande problema dos agrotóxicos, é que no Brasil não há seriedade e muitos usam quantidades elevadas e perigosas para o nosso consumo.

Em altas doses eles podem provocar câncer, como todo mundo sabe. Mas eles também podem ser disruptores endócrinos, sabia??? Ou seja, eles em excesso, desregulam o nosso sistema endócrino, ou seja, desregulam nossos hormônios, atrapalhando o funcionamento de vários deles, como é o caso da tireóide. Isso mesmo que você leu: da tireóide!!

Um orgão ambiental nos estados unidos, fez a seguinte afirmação sobre compostos nocivos como os agrotóxicos : “são agentes exógenos, que interferem na síntese, secreção, transporte, metabolismo, ação ligante, ou eliminação do hormônio natural presente no organismo responsável pela homeostase, 
reprodução, além de processos de desenvolvimento”.

Diante dessa afirmação podemos entender um pouco sobre o aumento do sobrepeso, da obesidade e epidemia de hipotireoidismo que estamos vivendo.

Além disso, o solo com tanta química acaba ficando pobre em nutrientes, e isso provoca uma desnutrição sem que a gente perceba. Nosso corpo é feito de células, que por sua vez são feitas de nutrientes. Sem nutrientes, já imaginou como fica seu organismo??? Todo bagunçado!!

Mas não fiquem desesperados, porque é o seguinte. Quando comemos muitas frutas e legumes, mesmo tendo agrotóxicos, somos protegidos. Eles contêm tantos antioxidantes naturais, que em um organismo saudável,  eles são facilmente detoxificados. Por isso minha gente, cuide do seu fígado!! rsrsrs 

Agora imagina quem come muita besteira e come poucos legumes, verduras e frutas! Um desastre!!

Então, a minha orientação é o seguinte: aquilo que você come mais, coma orgânico! Por exemplo, se você come tomate todo dia, acho que vale a pena você investir nisso!

Hoje existem várias feiras livres e mercados que vendem produtos orgânicos. Não está tão difícil achar e não está tão caro!! Existem até lojas on line que vendem! Aqui em São Paulo, eu vou muito na feira da Água Branca, conhecem??? Vou fazer um guia pra vocês sobre isso! Prometo!!!

Minha segunda dica é comer alimentos da época! Por isso já coloquei aqui uma tabela e coloco os alimentos da safra de todo mês! Falando nisso, estou devendo os alimentos de janeiro! e dezembro!! rs

Alimentos da safra + alimentos orgânicos = ninguém segura essa combinação!!! Não se esqueçam de lavar bem essas verduras, ok? com água corrente e hipoclorito!!

E se vocês souberem de alguma feira ou dicas de sites que vendem orgânicos, me avisa?????

beijos grande!




11 comentários:

  1. Doutora Fernanda, agradeço pelo esclarecimento dos agrotóxicos.
    Sou aproveitar e fazer mais uma pergunta, levo a minha filha de 9 anos na nutricionista da minha cidade, ela estava com sobrepeso e já emagreceu 7 quilos,aprendemos a consumir mais verdura, frutas e legumes (por isso a preocupação com os agrotoxicos),mas vamos lá a minha pergunta.Minha filha é uma criança ansiosa e acabava descontando na alimentação, a nutricionista receitou uma solução de Taurina sub lingual antes das principais refeições, gostaria de saber sua opinião sobre esse produto.
    Muito obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei da sua nutricionista!! taurina é ótimo para dar uma ajudada no triptofano, que faz parte da sensação de bem estar!
      beijo grande!!

      Excluir
  2. Este é nosso dilema! Sempre tive uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas, mas como sabemos que quem planta leva as informações sem muito cuidado, falta conhecimento, falta escola. Está é a realidade do Brasil, então ficamos sujeitos a alimentados mais contaminados, do que deveria, mas melhor comer, dos males o melhor!Se é que podemos ver por este prisma. Parabéns pelo alerta, sigo sempre o seu blog!

    ResponderExcluir
  3. boa tarde
    Fernanda tomo um suplemento de proteina hidrolisada(whey protein) assim que acabo meu treino para ajudar a ganhar massa magra e comecei a tomar o óleo de coco 30 minutos antes e 30 após a academia ,posso continuar assim ou a proteina interfere em alguma coisa com o oleo ?e tbm estou tomando capsulas de cha verde ,em qual horario é melhor para eu tomar ?
    obrigado
    seus comentarios tem ajudado muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc toma whey ou proteína hidrolisada?? Adoro proteína hidrolisada! ela é a melhor!!
      Vc pode tomar o óleo de coco junto com a proteína!! não vai interferir e no seu caso, é bem necessário, já que vc quer manter e ganhar a massa!
      beijo grande!!

      Excluir
    2. tomo um whey de proteina isolada e hidrolisada..
      na verdade ja perdi 8 quilos em 7 meses de malhação e reeducação alimentar
      tenho 1,67 e estou com 66 quilos ,quero perder mais gordura ,(principalmente na barriga)mais ao mesmo tempo ganhar massa magra...
      esta certo oque estou fazendo ?
      e as capsulas de cha verde ,continuo tomando,quais horarios ?
      obrigado por tudo..
      bjo
      obrigado pela sua ajuda Fernanda

      Excluir
  4. Paty, está certo sim!
    As cápsulas de chá verde você pode tomar antes de treino e algum horário longe da refeição, sendo que de preferência tomar antes das 16h para não atrapalhar seu sono!
    beijossss

    ResponderExcluir
  5. Ola! este ano nao havera curso de papinhas?
    se houver pode me comunicar pelo cintia@terravita.com.br
    grata
    cintia

    ResponderExcluir
  6. DrªFernanda, tenho hipotiroidismo e tenho receio em utilizar produtos com soja. Meu marido faz uso de um skake, e eu não conheço nenhum shake que não seja de proteina hidrolizada de soja, ele insiste que eu faça uso desses produtos pq estou com sobrepeso. O que pode me orientar sobre a utilização da soja com a tireoide?
    Bj

    ResponderExcluir
  7. DrªFernanda, tenho hipotiroidismo e tenho receio em utilizar produtos com soja. Meu marido faz uso de um skake, e eu não conheço nenhum shake que não seja de proteina hidrolizada de soja, ele insiste que eu faça uso desses produtos pq estou com sobrepeso. O que pode me orientar sobre a utilização da soja com a tireoide?
    Bj

    ResponderExcluir
  8. DrªFernanda, tenho hipotiroidismo e tenho receio em utilizar produtos com soja. Meu marido faz uso de um skake, e eu não conheço nenhum shake que não seja de proteina hidrolizada de soja, ele insiste que eu faça uso desses produtos pq estou com sobrepeso. O que pode me orientar sobre a utilização da soja com a tireoide?
    Bj

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!