sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Praia, Sol e Vitamina A

Oi pessoas!!!

O verão chegou e o sol está cada dia mais forte! Isso é ótimo para quem está na praia e quer ficar com a pele bonita! Então, resolvi falar um pouco da pele, já que a praia está aí, né???

Todo mundo sabe, que pele bonita depende de alimentação adequada, suplementos nutricionais e bons produtos!! Então vou te ajudar no quesito suplementos e alimentos!

Vamos começar com a vitamina A! Ela é super importante para um bronzeado bonito e para formação de colágeno, ou seja, para uma pele menos flácida!!

A dica é você começar a tomar o suplemento ou comer alimentos fontes antes de se expor ao sol!! E todos os dias, né??? Não adianta comer uma vez na vida e achar que vai ter resultado!!! Não dá!!! Então coloquei as dosagens que você precisa por dia e duas receitinhas no final do post!

O portal Minha Vida me pediu para falar sobre essa vitamina a a matéria você confere nesse link:  13 alimentos ricos em Vitamina A.



Já a entrevista você confere aqui!!




Quais são os benefícios da vitamina A?
A vitamina A desempenha funções básicas no organismo. Atua no crescimento, na visão, na integridade dos epitélios, no processo de reprodução e tem ação sobre os dentes. Também possui funções bioquímicas, atuando na síntese protéica e nas membranas celulares. Estudos recentes dizem que a vitamina A atua no combate aos radicais livres, associados a algumas doenças e a aceleração do processo de envelhecimento. Na visão, um dos sintomas iniciais de deficiência em vitamina A é a cegueira noturna, ou a redução da capacidade de se enxergar na penumbra ou em ambientes mal iluminados. Se a deficiência for grave, o quadro pode evoluir para a cegueira parcial ou total. Para o crescimento e desenvolvimento do esqueleto, a vitamina A é necessária em função de seus efeitos na síntese protéica e na diferenciação das células ósseas. Sua participação no desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial está ligada à imunidade, já que a vitamina A participa da defesa do organismo criando uma “barreira à infecção”; ela ajuda a manter as mucosas úmidas e saudáveis, o que o que protege o organismo contra as infecções, principalmente respiratórias e diarréias. Estudos recentes citam a importância dessa vitamina na prevenção do câncer e de doenças crônicas como catarata, artrite e doenças cardiovasculares.

Quais são as doses diárias recomendadas para homens e mulheres?
Mulheres:
9 – 13 anos: 600 µg /dia
> 14 anos: 900 µg /dia
Homens:
9 – 13 anos: 600 µg /dia
> 14 anos: 900 µg /dia

Quais são os alimentos mais ricos nesta vitamina?
As principais fontes são os produtos de origem animal - como fígado, leite, ovos, queijo, manteiga -, as hortaliças – cenoura, pimentão, alface, couve, rúcula, brócolis – e frutas – manga, mamão, goiaba, caqui. Os vegetais e as frutas possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A no organismo.

Fígado - um bife: 10700 µg
Ovos - um ovo de galinha: 225 µg
Leite – 100 mL: 190 µg
Folhas verdes e escuras (agrião, couve, espinafre)
Agrião – 100 g: 173 µg
Couve - 100 g: 750 µg
Espinafre – 100 g: 570 µg
Frutas e leguminosas de cores alaranjadas (cenoura, manga, mamão, tomate, abóbora, pimentão, damasco)
Cenoura – uma unidade: 2025 µg
Manga - uma unidade: 805 µg
Mamão – 100 g: 2350 µg
Tomate – 100 g: 850 µg
Abóbora – 100 g crua: 280 µg
                   100 g cozida: 1000 µg
Pimentão – vermelho, 100 g: 650 µg
Damasco – 100 g: 1370 µg
Batata doce - 2 colheres de sopa: 1310 µg



Receitinhas:

Omelete de Claras

Ingredientes:
12 claras
4 gemas
4 colh de sopa de salsinha picada
Sal a gosto
1 colh de chá de pimenta calabresa
2 xícaras de chá de espinafre (ou pimentões ou seleta de legumes ou tomate)
2 dentes de alhos espremidos
5 colh de sobremesa de azeite de oliva para untar
8 fatias de peito de peu picadas
Sal e ervas a gosto

Modo de Preparo:
Para cada omelete, bata 3 claras e 1 gema até ficarem em ponto de neve, não muito firme, e adicione 1 colh de sopa de salsinha, sal e pimenta a gosto.
Refogue o espinafre com o alho e o azeite.
Divida o espinafre e o peito de peru em 4 porções.
Unte a frigideira antiaderente com azeite (retire o excesso depois). Despeje as claras, uma porção de cada vez, e deixe cozinhar. Recheie com espinafre e o peito de peru. Dobre a omelete no formato de meia-lua para assar dos dois lados.

Suco Cenoura Detox

Ingredientes:
1 colh de sopa de farinha de linhaça dourada
½ cenoura
200ml de água mineral
3 cubos de gelo
suco de 1 limão

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e tomar em jejum pela manhã.



Aguardem pois vou colocar mais dicas para a pele e cabelos nesse verão!!

Para ficar linda ou lindo!
beijosssss


5 comentários:

  1. Boa tarde Dra. Fernanda adoro os programas que vc participa, estou com um probleminha
    fui fazer o exame da curva glicemica com 75% e deu 215 eu gostaria de saber como devo proceder, não como doces quase nunca, infelizmente não posso ir a uma consulta com vc pq estou desempregada então peço sua ajuda pelo blog, eu assisti quando vc falou no programa Vc Bonita, e vc falou sobre a farinha de maracuja que ajuda, eu nao sei se esse valor de 215 já é diabetes estou muito nervosa por isso preciso de seus conselhos, muito obrigada.
    Fabiana Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Gostaria de saber se o óleo de coco (junto com uma alimentação balanceada, comendo de 3 em 3 horas e caminhando de 40 a 1 hora por dia de seg. a sexta) ajuda a emagrecer quanto? O certo seria tomar no máximo até 3 meses e cerca de 10 ml por dia?

    Mas e o gosto? é ruim? e deveria tomá-lo em qual horário?

    ResponderExcluir
  3. Fabiana, você precisa ver quanto é glicemia em jejum... se der acima de 100, já pode suspeitar. A curva tem que avaliar melhor, tá?
    Mas de qualquer maneira, use a farinha de maracujá sim! Aliás, você pode usar todos aqueles alimentos que citei... tenta colocar cada um numa parte do seu dia. se você está preocupada com a glicemia, é bom você cuidar mesmo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. O óleo de coco é o seguinte: eu nÀo vejo muito emagrecimento, eu vejo mais diminuição de medidas e da gordura abdominal, o que é maravilhoso, né???
    Então vc pode usar 1 colh de sopa 30 min antes da caminhada e 1 colh de sop 30 min depois. O gosto é de óleo doce... rsrsr tem que experimentar! Se você não gostar, coloque no arroz ou faça como manteiga e coloque no pão!
    beijossss

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra Fernanda Granja, sempre assisto aos progaramas em que você participa e adoro o seu site, acesso todos os dias para obter novidades. Gostaria de sua opinião sobre a questão dos agrotóxicos das frutas e legumes.Consuminos muito tomate, morangos, alface e uva, produtos sempre no topo das pesquisa.Eles fazem mal a saúde?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!